9 de setembro de 2016

Uma Loucura Discreta, de Mindy McGinnis


Grace é inteligente. Destemida. Decidida. Impulsiva. Insana. Aos 16 anos está grávida, e seu pai a internou em um manicômio para escondê-la da sociedade. E lá ela vive os piores momentos da sua vida, em meio a gritos insanos, maus tratos, ambiente caótico e sujo, e aos poucos sua personalidade vai mudando, sua sanidade vai sendo corroída.

Esse ambiente é apresentado no início do livro, onde acompanhamos de perto a rotina do local e dos pacientes, incluindo Grace. E preciso dizer, nessa parte me senti angustiado, incomodado, literalmente eu sai da minha zona de conforto e fui jogado num ambiente altamente ácido onde me faltava o fôlego. Mas depois o livro toma outro rumo e foca mais numa parte investigativa, tipo Sherlock e rainha Agatha, aqui eu fiquei ansioso para resolver o mistério e torcia para terminar logo, pois ela criou um ambiente tão legal que eu não conseguia mais me controlar.

Literalmente esse livro é insano, ele permeia a linha da loucura e te dá uns belos socos no estômago. Louco, formidável, angustiante, não consigo nem defini-lo com uma única palavra. E a história se passa em 1890, uma época bem complicada para as mulheres. E mesmo com toda a loucura dessa história a autora ainda trabalhou assuntos bem interessantes sobre o feminismo.


A única coisa que me incomodou foi aquela mudança da parte do manicômio para a investigação, pois acho que quando focou na investigação a autora perdeu um pouco o estilo de escrita do começo do livro. Mas tá super hiper mega recomendado. Personagens bem construídos com personalidades fortes. Ambientes caóticos. Mistérios. Investigações. Mortes. Sangue. Insanidade do começo ao fim!

* tem vídeo sobre ele *


TÍTULO: Uma Loucura Discreta
AUTORA: Mindy McGinnis
PÁGINAS: 388
EDITORA: Plataforma 21
"Boston, 1890. Asilo Psiquiátrico Wayburne. Grace Mae vive um pesadelo: forçada a passar seus dias reclusa num manicômio, em meio a insanos de todo tipo, sobressaltada por gritos de horror a cada noite. Grace não é louca. Apenas não consegue esquecer os terríveis segredos de família. Terríveis o suficiente para calar sua voz – jamais ouvida por ninguém, a não ser ela mesma, dentro de sua mente brilhante. Mas, quando uma crise emocional violenta traz sua voz à tona, Grace é confinada em um porão escuro. É nesse momento em que ela conhece o Dr. Thornhollow, um estudioso de psicologia criminal. Dona de um olhar aguçado e de uma memória prodigiosa, Grace passa a auxiliar o médico em investigações. Ambos escapam para uma instituição mais segura em Ohio, em busca de amizade e esperança. Mas a tranquilidade dura pouco: surge um assassino em série que ataca brutalmente jovens mulheres. Grace seguirá no encalço do criminoso, mesmo tendo de enfrentar seus próprios fantasmas. Em um thriller eletrizante, Mindy McGinnis explora com maestria narrativa a tênue linha entre sanidade e loucura, revelando o lado obscuro que existe em todos nós."

Onde comprar livros: Amazon | Americanas | Extra | Ponto Frio | Saraiva | Submarino
* Se comprarem pelos links acima vocês estarão contribuindo com o blog.



3 comentários :

  1. Olá Daves! Tudo bem?

    Se o livro aborda a loucura e o feminismo, já fiquei interessada haha. Parece ser um daqueles livros que confundem a mente do leitor rs. Estou curiosa com o mistério e como a autora vai abordar essa linha tênue entre sanidade e loucura.

    Beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláááá. Meninaaa esse livro é maravilhoso, leia, leia.

      Excluir
  2. Esse livro é muito bom, gostei demais! Também me incomodei com a mudança de tema, mas ainda assim é uma história maravilhosa!

    ResponderExcluir