4 de setembro de 2016

Terezinha, de Josué Souza


Literatura Queer, já conhecem? O Queer vem de estranho, logo esse gênero aborda histórias de pessoas que fogem do padrão da sexualidade imposto pela sociedade. 

E nesse livro escrito pelo Josué temos uma série de contos que trazem justamente isso, pessoas que fogem desse padrão e como que elas fazem para enfrentar as consequências de se assumirem "diferentes", porém também tem alguns contos de quem ainda não se assumiu e que está mantendo sua verdadeira face escondida. 

O autor tem uma escrita poética e rápida, mesmo assim ele consegue nos mostrar uma realidade crua e ácida de pessoas que sofrem por serem elas mesmas, e tudo está ligado ao que vivemos atualmente - uma sociedade altamente machista e homofóbica. Porém, fiquei perdido em alguns contos, culpo o estilo usado na escrita que por ser bem poético me deixou sem entender algumas coisas, mas está recomendado.

TÍTULO: Terezinha e outros contos de literatura Queer
AUTOR: Josué Souza
PÁGINAS:139
EDITORA: Hoo
"Composto por dezessete contos, o livro Terezinha apresenta um pouco do universo LGBT e de outras pessoas que não se identificam com a forma habitual da dicotomia de gênero. Queer é uma palavra inglesa, sem um sinônimo claro em português, mas que comumente indica pessoas que fogem do padrão preestabelecido, da norma regimental da sexualidade ou da identidade de gênero.
As vidas transviantes a essa norma, na obra, vão revelar ao leitor as diversas possibilidades de como o queer pode ser apresentado: desde o menino delicado escondido em sua “Casinha de bonecos” ao que deseja jogar futebol, mas é constrangido a entregar seus chocolates para ser aceito pelos amigos (“O que não se pode comprar com chocolates”), àquelas personagens que efetivamente são identificadas como pertencentes ao universo LGBT.
Terezinha convida o leitor a enxergar as muitas vidas apresentadas na obra e seu constante debate – e contraste – entre realidade, ficção e desejo, mas falando, muitas vezes, de coisas rotineiras da vida, mas de um modo profundamente lírico e revelador em sua estrutura e pela organização dos textos."

Onde comprar: Hoo Editora




0 comentários :

Postar um comentário