11 de maio de 2016

O Oráculo Oculto, de Rick Riordan

Olá galerinha, tudo bem? Hoje vim aqui falar desse livro incrível.

Em seu novo livro Rick Riordan traz uma história de um personagem inusitado, com enredo um pouco clichê, mas que irá satisfazer todos os fãs de suas séries anteriores. Mas com certeza ficará devendo um pouco aos leitores que terão esse como primeiro livro do autor.

Aqui a história é narrada pelo deus Apolo, que agora não é mais deus e sim um mero mortal, adolescente e cheio de acne. A história se passa seis meses depois dos acontecimentos de O Sangue do Olimpo, que foi onde nós pensávamos que o mundo de Percy tivesse se encerrado, e também onde foi que Apolo acabou zangando seu pai, o grande Zeus.

Como punição Zeus acaba transformando seu filho em um simples adolescente sem poderes. E logo quando ele chega na terra acaba entrando em uma briga, e como está fraco acaba levando um surra, e é salvo por uma garotinha de 12 anos, que a primeira vista deve ser uma semideusa.

Então ele recorre ao seu amigo Percy, para que o ajude chegar em segurança ao Acampamento Meio Sangue junto a Meg. Mas quando chega lá ele percebe que o pior problema não é sua condição humana, pois o acampamento está sob ameaças de uma força maligna, e logo ele terá que ajudar os campistas.


Rick Riordan me cativou novamente, com uma narrativa fluida e cheia de piadinhas de que me fizeram explodir de dar risadas. Com um enredo bem definido, um pouco do que já conhecemos dos outros livros e muitas outras coisas novas e que deixaram de ser exploradas anteriormente.

E mais, aqui temos as respostas que tanto esperávamos de O Sangue do Olimpo, como o destino de Grover, o sumiço do tão querido Leo, e outras coisas relacionadas a antigos campistas. Além da introdução de novos personagens com personalidades fortes, temos até um campista brasileiro.

E não se enganem quando virem que esse é mais um livro do Percy Jackson. De certa forma ele é citado aqui, mas como coadjuvante que tem alguns papéis importantes na trama mas nada de muita influência, e além do mais aqui já temos um Percy maduro, responsável, preocupado com sua vida humana, e bem mais poderoso.

Enfim os fãs dos livros do tio Rick vai amar. E a edição está no mesmo padrão de Magnus Chase e ainda conta com esse mapa maravilhoso. E o detalhe da capa, que é meio aveludada, está de arrebentar corações.


Agora a quem nunca leu nada do Rick eu não recomendo esse livro, por motivos de:
  - Já ter muitas referências a livros anteriores;
  - Por falta de explicação de alguns fatos, por que já foram explicados em outros livros;
  - E também porque aqui tem citações a vários personagens que só quem é fã conhece.

Mas enfim é um livro incrível, onde o tio Rick tratou de temas sérios e que precisam ser discutidos atualmente, como a aprovação dos pais aos filhos homossexuais, o abandono familiar, a responsabilidade imposta aos jovens, tudo isso e muito mais, em uma trama bem construída e com um final surpreendente, além do toque sarcástico de sempre. ADOREI!

Então é isso galerinha, espero que tenham gostado e claro, que já leu ou tem interesse comente ai em baixo quais as expectativas. Um xero <3

TÍTULO: O Oráculo Oculto
AUTOR: Rick Riordan
PÁGINAS: 320
EDITORA: Intrínseca





14 comentários :

  1. Olá Davidson... Confesso que desaminei qdo soube que será 5 livros... mas ai vi seu vídeo no canal... na mesma hora vc me convenceu, principalmente qdo disse q cita Leo Valdez (personagem favorito)... vou comprar o meu.... hehehehe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHuahauhaua cita o Leo sim, e leia é maravilhooso

      Excluir
  2. Oi Davidson.

    Gostei bastante da sua resenha e achei interessante e importante você ter sido que precisa ler os anteriores. Eu quero pegar desde o inicio, Percy Jackson & Os Olimpianos, depois a série Os Heróis do Olimpo. Acho que depois posso ir para este livro.Eu não li nenhuma serie que citei, mas vou iniciar, pois eu tenho os livros aqui em casa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim os do Percy, é muito amor envolvido e olha é bom ler os 0utros antes para entender esse mesmo, ai fica uma leitura mais fácil!

      Excluir
  3. Oi Davidson,
    Eu faço parte do time que ainda não leu nada do Rick Riordan. Ainda não tiver oportunidade de ler a série do Percy Jackson, mas pretendo lê-la um dia e então em seguida ler essa nova série. Gostei bastante da sua resenha e imagino como deve ser difícil o processo de adaptação as condições humanas por um Deus do Olimpo e ao mesmo tempo engraçado. Acredito que os fãs de Percy Jackson ficaram felizes, mesmo que nesse livro ele seja coadjuvante, mas principalmente por mostrar um amadurecimento do personagem após o final da saga dele. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Davidson.
    Eu sou suspeita para falar porque amo tudo o que o Rick escreve, principalmente as mitologias. E pelo jeito ele não vai parar de escrever essa série nunca hehe. Você disse que o Percy é mais um coadjuvante, mas na outra série também era e no segundo livro se tornou o principal novamente hehe. Mas gosto mesmo assim e assim que der eu vou ler. Amei as fotos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei bastante da sua resenha, mesmo não conhecendo o universo já que nunca li os livros do Rick, só sei por alto como é os livros. Esse eu achei bem interessante e acho que darei uma oportunidade ao livro, já que você resenhou com tanto entusiasmo (mesmo vendo muitas criticas negativas sobre o autor). Lerei em breve e espero ficar animada assim como você.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Davidson, tudo bem?

    Esses autores que continuam escrevendo sobre o mesmo universo, só porque sabem que os fãs não resistirão... ahuahua. No meu caso é com a Cassandra Clare, embora não tenha lido nem toda a série "Os Instrumentos Mortais" ainda... imagino que irei querer as outras.

    Mas enfim, voltando a resenha. Eu não gosto muito de Percy Jackson, mas achei legal essa nova série... além de mostrar os personagens antigos, é bem legal que dá para saber como eles continuara depois do último livro. Achei bem legal ter um personagem brasileiro. E amo livro com mapas. A capa está belíssima.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Só li a série Percy Jackson, me sinto uma impostora ao falar que gosto dos livros do Rick e não ter lido quase nada dele. Preciso mudar isso logo. Pelo jeito esse novo lançamento é preciso ler a outra série para se ambientar, vou fazer isso. E eu adorei a trama, espero que eu goste!
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Como tem o Percy no livro, claro que vou querer começar pela série em que tudo começou... até tenho os livros de Percy jackson aqui, mas ainda não consegui encaixar nas leituras. Como você disse, esse tem muita referência a livros anteriores, e como tenho pânico de spoilers ia morrer de raiva. Fora que é muito ruim isso de não entender algo que já foi explicado em outro livro. Mas fico feliz que tenha gostado e um dia ainda lerei! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Bem, se fosse apenas menções sutis a série di Percy, eu até apostaria na leitura desss livro, mas é claramente um enredo que completa a série, apesar de não ser uma continuação propriamente dita. Eu gostei da resenha, assimo como da trama, mas como não li os demais livros, então passarei a dica por enquanto.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada do Rick? Já li muitos comentários positivos a respeito de suas obras, mas nunca o suficiente para me convencer a comprar algum livro. Eu fico feliz que você tenha gostado tanto de 'O oráculo oculto', porque li que algumas pessoas não tinham gostado tanto dessa história. E que interessante que o Percy é apenas um coadjuvante na trama... Acho que iria ficar muito repetitivo se ele fosse um dos principais. Para quem é fã desse tipo de história, esse livro deve ser um prato cheio!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oioi tudo bem?? Olha sei que você é muito fã do Percy, mas confesso que eu não gosto muito dos livros não. Só li 2 livros que foram: Ladrão de Raios e o segundo livro da serie que agora nem me lembro o nome. Como não gostei, achei melhor não da continuidade. A sua resenha ficou muito boa, pena que quem quiser ele como um livro independente não vai entender tanto pois você disse que tem referencia dos outros livros. Mas pra quem gosta parece ser bom.
    Bjss

    https://livrosemarshmallows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. É muito amor envolvido com esse livro <3
    www.livroseumcappuccino.org

    ResponderExcluir