2 de abril de 2016

Resenha: Passarinha, de Kathryn Erskine

Olá galerinha, tudo bem? Hoje vim aqui conversar com vocês sobre esse livro maravilhoso que um tema muito delicado, o autismo.

Um livro cheio de sentimentos, onde somos arrancados da zona de conforto e colocados em um mundo simples e peculiar narrado por uma garotinha.

Catlin, uma menininha linda de 10 anos e portadora de Síndrome de Asperger (estágio leve do autismo). Ela perdeu a mãe para o câncer e recentemente também perdeu o Devon, seu irmão e amigo, em um atentado na escola. Devon era como uma âncora para ela, ele quem a ajudava a superar suas dificuldades, ele que a consolava nas horas ruins, ele que estava sempre ao lado dela. 

Agora ela se vê perdida e indefesa no mundo sem o irmão, e em meio a tantas dificuldades ela tenta encontrar o "desfecho", que seria superar os acontecimentos trágicos da sua vida. Mas além de encontrar o desfecho para ela tem que encontrar para o pai também que está triste e isolado do mundo depois dos acontecimentos.

Na escola ela conta com uma pessoa muito bacana e que está tendo ajudar, a Sra. Brooks, que é uma orientadora e está ali para auxiliar Catlin a superar suas dificuldades, seja social ou emocional. A Sra. Brooks trabalha muitas coisas com ela, sendo o principal ponto a empatia, que é se colocar no lugar dos outros.


E assim o livro flui em uma narrativa densa e uma tanto singular, onde a autora nos deixa imerso nas dúvidas e receios da Catlin. Nos mostrando como é a realidade de uma pessoa autista e todos os desafios que ela enfrenta diariamente.

Esse é um livro que deveria ser discutido nas escolas, pois além de nos emocionar ele nos ensina a ter empatia por outros pessoas, e assim não seríamos tão preconceituosos. 

E hoje é o dia da conscientização do autismo, então respeitem e sejam atenciosos com os portadores, e claro a família também precisa de todo o apoio. Então tenham empatia e vamos construir um mundo mais colorido, sem preconceito!


Esta leitura fez parte do projeto #LeiaPassarinha, organizada pelas lindas Lara Furtado e Aline. Então quem quiser saber mais sobre esse livro lindo e sobre o autismo só acompanhar os posts no insta com a tag do projeto.

Então é isso galerinha, espero que tenham gostado e até a próxima.


Resenha em vídeo + SORTEIO

TÍTULO: Passarinha
AUTORA: Kathryn Erskine
PÁGINAS: 234
EDITORA: Valentina




20 comentários :

  1. Oie ^^
    Este livro é incrível né? Meu preferidinho da vida. Saio recomendando pra todo mundo que conheço.
    Adorei a resenha, e adorei muito também a forma de classificar os livros com emojis. Achei genial
    Forte abraço
    www.merosdevaneios.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai esse livro é simplesmente incrível!!! E obrigado :D

      Excluir
  2. Este livro é emocionantemente tocante, li ele há alguns anos quando o blog ainda era parceiro da editora Valentina e até hoje lembro de cada detalhe de tão impressionante que foi a leitura. Imagina a situação desta menina com tantas perdas grandes e ainda sendo incompreendida por conta de sua síndrome...

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher põe emoção neh!!! Eu amei a escrita da autora e achei super importante esse livro!!

      Excluir
  3. Me apaixonei pela Catlin quanto li esse livro!! É tão emocionante ver ela procurando o desfecho para ela e para o pai! E isso de mostrar o trabalho da empatia é tão importante, com certeza o mundo seria um lugar melhor se as pessoas sempre se colocassem no lugar do outro. Foi uma leitura que partiu meu coração em alguns momentos, mas que adorei fazer.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim uma leitura que parte nossos corações em vários pedacinhos neh!!! Mas vale super a pena.

      Excluir
  4. Adorei a resenha! Gosto muito de livros sobre temas assim, é importante para nos ajudar a conhecer um pouco do mundo dessas pessoas, das suas dificuldades e sentimentos. Acho tão legal esse projeto #LeiaPassarinha, sempre vejo a Lara Furtado postando e tenho muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo, depois leia ele e vai se emocionar tantão!!

      Excluir
  5. Oi Davidson.

    Pela sua resenha o livro é bastante emocionante. Eu gostaria de ter ido no evento da autora aqui em Minas,mas tive outro compromisso. Realmente é um livro que as escolas poderiam acrescentar durante o ano escolar do aluno. Iria ensinar muito e também iria eliminar vários preconceitos.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee queria tanto conhecer essa autora, pois ela é fenomenal, uma pena não ter dado de você ir.

      Excluir
  6. Que história mais delicada e linda. Eu nunca li uma obra com o tema autismo, então tenho muita vontade de ler e conhecer mais sobre o autismo. Essa capa pelo que notei combina perfeitamente com o enredo, né? Muito linda. Pretendo ler em breve!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a capa diz muita coisa do livro, leia sim e você vai ter uma visão mais ampliada!!

      Excluir
  7. Oii Davidson, tudo bem?
    Ahhh que resenha mais delícia.
    Nem preciso dizer que já quero ler *-*
    Amei as fotos!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Sou completamente doida para ler esse livro, nunca li nenhum livro sobre autismo (além de "O que me faz pular"), e sou doida para conhecer mais histórias que abordem tal assunto. Sem contar que eu sempre vejo resenhas positivas falando sobre quão linda e emocionante é a história desse livro ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher e põe emocionante ai nessa história, é simplesmente incrível!!!

      Excluir
  9. Oi Davidson!

    Menino, eu sou maluca para ler esse livro. Tipo, tenho muita vontade mesmo. Ele tá na minha lista de desejados desde que foi lançado. Deve ser uma história muito sensível justamente pelo fato de a personagem ter autismo. Também concordo que é um tipo de livro que deveria ser uma daquelas leituras obrigatórias na escola.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher depois leia, você irá amar do começo ao fim!!!

      Excluir
  10. Oie, Davidson! Quando lançaram eu fiquei com muita vontade de ler Passarinha e ver sua resenha me lembrou essa vontade, hoje, acho que vou gostar ainda mais e sei para quem indicar, minha mãe. Ela gosta muito de histórias que abordam pessoas especiais assim.
    Amei a resenha e o projeto. Parabéns!
    beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado flor, e leia sim e depois indique a sua mãe, certeza que ela vai amar.

      Excluir