5 de abril de 2016

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs

Olá galerinha, tudo bem com vocês? Hoje vim aqui falar desse livro, que foi uma leitura legal no fim das contas.

Primeiro quero dizer para vocês que não criem muitas expectativas quanto ao livro, se não acabaram não gostando do resultado. Outro ponto importante é que o livro não é de um terror forte (igual muitos me iludiram), meu amigo a única coisa de terror nesse livro é você falar o título todo de uma única vez sem pausas, no mais o livro fala sobre uma aventura em um mundo incrível e inovador.


Logo de início conhecemos Jacob, um garoto de 16 anos aparentemente bem de vida e que trabalha em um supermercado. Seu diálogo com a família não é um dos melhores, mas ele possui uma relação diferenciada e um tanto amigável com Abbe, seu avô, que conta histórias incríveis sobre seu passado. Onde ele morava com outras crianças em um orfanato que tinham dons, as chamadas peculiares.

Mas claro Jacob não acreditava muito nas histórias hilárias do seu avô. E em um dia acontece algo que muda completamente sua vida e faz com que um turbilhão de dúvidas surjam em sua cabeça. Logo ele viaja para a ilha onde fica localizado o antigo orfanato do seu avô e onde ele possa vir a encontrar provas da existência dos peculiares e respostas para suas dúvidas.


E a partir do momento que ele chega na ilha embarcamos em uma aventura, descrita de forma leve e instigante que não nos deixa largar o livro por nenhum momento. O mundo criado por Riggs é inovador, incrível e acima de tudo maravilhoso (pouco sombrio), os ambientes são bem detalhados e conseguimos ficar literalmente ao lados dos personagens.

E claro, os personagens também são formidáveis. Os "comuns" são pessoas definidas, que sabem o que querem e cada um tem uma característica que os tornam únicos. Os "peculiares" são incríveis, assim como no trailer eles tem dons que os definem, mas em nenhum momento o autor tira sua humanidade.

Outra coisa bem legal que o autor fez foi trabalhar bem o romance. Nem meloso. Nem seco demais. Foi algo bem proporcional e fluiu muito bem de acordo com a narrativa.

No geral foi uma boa leitura, foi algo novo e divertido da página 150 para frente (apenas). 
Na minha opinião eu acho que autor se concentrou em detalhes de mais no começo do livro e esqueceu de falar um pouco mais dos peculiares - o que tornaria o livro mais interessante.

Só esse que foi o ponto negativo e creio que me atrapalhou um pouco na desenvoltura da leitura, mas de certa forma foi um livro satisfatório e já quero ler o segundo.


E claro, não podia de deixar falar da edição - que é o ponto mais chamativo do livro. O livro está incrível e as fotos espalhadas ajudam bastante no desenvolvimento da trama e nos dão um norte sobre os personagens. E está meio sombrio, com páginas escuras e com alguns traços, simplesmente incrível.

No geral foi um livro bom, poderia ser melhor? Sim! Mas foi legal e me deixou super curioso para a continuação.

TÍTULO: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
AUTOR: Ransom Riggs
PÁGINAS: 336
EDITORA: LeYa




33 comentários :

  1. Oi Davidson,tudo bem? Não faz dez minutos que li outra resenha sobre esse mesmo livro.É engraçado poder analisar o enfoque que cada pessoa tem da história! De toda forma fiquei muito curiosa justamente por que em determinado momento, as opiniões que se divergiam se encontram e acabam concordando que o livro é bom! kkkkk Dica anotada, já quero saber mais sobre o orfanato e as crinças peculiares!

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Leia o mais rápido que puder, mas claro sem muitas expectativas e tenha uma boa leitura!!

      Excluir
  2. Oii Davidson, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler este livro, gostei que você citou a forma em que o autor trabalhou o romance, e as fotos me lembraram aqueles filmes de terror hahahhaa que encontram aquele baú de coisas antigas. Sua resenha e fotos estão incríveis!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee obrigado flor, e achei bem interessante o romance do livro, foi satisfatório.

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Eu vi várias pessoas se decepcionando em relação a isso no livro, de terem pensado que era terror e não era. Então em relação a isso já posso respirar aliviada de não me decepcionar. O que me interessa em ler esse livro é as crianças peculiares, esse mistério. Uma coisa que chama atenção é o fato do autor visitar lugares abandonados a procura de algo sombrio. Gostei das fotos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher as crianças peculiares são simplesmente incríveis, você vai amar. E muito obrigado pelo carinho, até mais.

      Excluir
  4. Desde a primeira resenha que vi dele eu já sabia que não se tratava de terror, ainda assim sou doida pelo livro, principalmente pela diagramação que até hoje é a mais linda que já vi. Sinceramente, o livro pode ser até de comédia que eu compro só pela lindeza que ele é, hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuahauhau sim a edição está de parabéns mesmo, as fotos e tudo mais, incríveis.

      Excluir
  5. Oi, eu achei que esse livro era tipo mega terror por causa do nome e da capa, mas como você disse ele é de certo modo leve, antes eu não leria achando que seria mega terror, mas depois de sua resenha, acho que lerei o livro, já que ele está em alta por agora. Lendo sua resenha e vendo que o livro não é tudo que dizem, me deixou frustrada e também o fato de o autor se deter em varios detalhes e esquecer outros pontos, é frustrante. Mas mesmo assim lerei, para tirar minhas proprias conclusões.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEia sim, apesar da expectativa quebrada foi uma ótima leitura!!!

      Excluir
  6. Acho a edição linda, as fotos, tudo muito chamativo, desde o lançamento quero muito ler, mas ainda não consegui. :/
    Gostei muito da resenha, estava com expectativas muito altas, agora vou com mais calma para não me decepcionar! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Isso vá com calma e aproveite bem a leitura!!!

      Excluir
  7. Olá, Davidson!
    Adorei as suas fotos do livro, super criativas e mostram que a edição realmente está bem bacana!
    Adorei também o bom humor da resenha! Ponto pra você!
    Essa me pareceu mesmo uma daquelas aventuras que o leitor não consegue largar enquanto não finaliza a leitura. Alguns autores realmente têm essa mania de dar muitos detalhes no início, para dar uma ideia melhor do cenário onde vai se passar a história e acabam "perdendo tempo" de narrar outros pontos que seriam mais interessantes para o leitor.
    Se há romance, me interesso ainda mais e acho que ele vai acabar furando a fila de leitura por aqui.
    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee obrigado flor, sim eu realmente não conseguia largar o livro para terminar logo. E o romance é super fofo, leia sim e aproveite bem!!

      Excluir
  8. Arrasou!! fiquei mais louca pra ler, mas vou ficar nisso, faz 2 meses que não compro livro, e os de pré venda jpa chegaram, já li e to morrendo aos poucos por dentro. Fica a dia pela edição especial de Instrumentos Mortais.
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiiii amiga depois leia esse livro sim, você vai amar. E mulher se acalme kkkkkkkkkkk.

      Excluir
  9. Nossa, sempre ouvi elogios mil a respeito do livro, aí você me diz pra não criar muitas expectativas... rs... eu tinha medo dele, na verdade, mas me deu um alívio quando você disse que não é um livro de terror forte, porque a história me parece bem interessante. Pelo menos, apesar de achar que poderia ser melhor, ainda assim você achou o livro bom.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim é um bom livro. O ponto ruim foi só a quebra de expectativas mesmo!!

      Excluir
  10. Olá Davidson,
    realmente só o nome do livro que dá um medinho, mas lendo sua resenha a historia gira mais em descobertas e um pouco de fantasia com ação. Porem, acabei perdendo um pouco o interesse quando tu menciona sobre o autor não focar nos "peculiares", o que, realmente, deixaria a historia bem mais interessante.
    Não sabi que tinha continuação, mas vou pesquisar sobre, vai que eu goste e decida incluir na minha lista.

    Ps: Que sacanagem essa turma te enganar dizendo ser de terror. Se fosse comigo, teria entrado em contato e falado um monte. Isso é propaganda enganosa.

    No demais, amei sua resenha, e a diagramação como a capa são lindas!

    Beijos Ana Zuky
    http://www.meuinfinito.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHuahuahau sacanagem neh!!! Mas foi um boa leitura, depois dê uma chance quem sabe você curta neh!!!

      Excluir
  11. Quando eu soube sobre a história do livro não pensei em algo de terror, só um pouco sombrio, mas puxado para o lado juvenil. Acho que não vou me decepcionar com a leitura, já que é um gênero que eu adoro. Fiquei enlouquecida quando vi o trailer do filme, achei demais! *0*
    E essa edição está lindona mesmo.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a edição é de acabar com corações e mulher não liga com o trailer, outra dica e tenha uma ótima leitura!!!

      Excluir
  12. Oi, Dav. :D

    Oiá, e "nois" tava lendo esse livro, né? Kkkk
    Concordo em todos os pontos com você, achei um livro incrível, mas prefiro compará-lo, tipo, com uma boa comida, que precisa (precisou, no caso) de um pouco mais de tempero.

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, David!
    Menino, eu sou louca maluca por esse livro desde que ia lançar aqui no Brasil ahhahaa Mas nunca consegui comprar até que baixei. Espero gostar muito, pois estou com altas expectativas haha Arrasou na resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher mulher tome cuidado com essas expectativas para não cair!!

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?
    Pra ser sincera, fiquei sabendo desse livro depois que vi o trailer haha e só de ver o trailer deu pra saber que não era de terror, mas parece ser um pouco misterioso. Gostei muito da sua resenha, e já sei que não devo criar TANTAS expectativas quanto eu estava criando haha

    PS.: AMO terror, já é uma pequena decepção, pois com esse título e a capa dariam um belo livro de terror.
    Beijos, Alana.

    www.ironiadascapas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso isso não cria muitas expectativas não e você vai gostar do livro.

      Excluir
  15. Oie...já vi que esse é um livro que não leria, não gostei muito da história e o ponto que você falou que o autor foi detalhista demais em alguns pontos isso me desanimou, pois não gosto de autor assim. Mas a sua resenha ficou muito boa.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado flor, e dê uma chance vai que neh...

      Excluir
  16. Davidson, amei a resenha. Ficava um pouco com o pé atrás com esse livro, mas agora que descobri que ele não é de terror me animei com a ideia de lê-lo.


    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou querendo comprar esse livro . Quero ele capa dura. Esse seu (das fotos) é capa dura?

    ResponderExcluir