25 de fevereiro de 2016

Resenha: O Bisturi de Ouro, de Chaiene Santos

Oi gente, tudo bem? Hoje vamos resenhar o livro O Bisturi de Ouro, do autor parceiro Chaiene Santos, vamos lá...


TÍTULO: O Bisturi de Ouro
AUTOR: Chaiene Santos (Parceiro)
PÁGINAS: 208
EDITORA: Novos Talentos da Literatura Brasileira

Resenha: O livro nos contará a estória do jovem Eduardo, um rapaz de família humilde que vive na cidade de Monte Belo, com sua mãe, pai e dois irmãos, sendo ele o mais velho dos irmãos. Filho de pai trabalhador de indústria e mãe dona de casa, Eduardo estuda em escolas que tem contratos com a indústria que seu pai trabalha, vivendo assim na sombra das crianças ricas e mimadas da escola, porém o jovem se destaca pela sua inteligência e esforço.

Quando se muda para sua nova escola, Eduardo logo começa a despertar a raiva dos novos alunos, principalmente de Glauco, que antes era o mais inteligente da turma, agora ficando atrás de Eduardo. A mãe de Eduardo logo começa a trabalhar como costureira para juntar dinheiro e ajudar o filho a ingressar na tão sonhada universidade de Medicina, porém acontecimentos trágicos irão atrapalhar a vida da mãe de Edu. 

Porém um acontecimento trágico acontece desconstruindo assim a família do jovem: a mãe de Eduardo é assassinada na sua casa. Meses se passam e Eduardo decide juntar esforços e trabalhar bastante para cursar o vestibular de Medicina, o que consegue, e entrar numa universidade Federal em uma posição favorável. Anos se passam e o responsável pela morte da mãe de Eduardo nunca é descoberto. Na universidade, Eduardo começa a ser assediado por uma misteriosa pessoa, que tenta a todo custo acabar com a vida do jovem futuro médico. Será que o assassinato da sua mãe tem relação com esses assédios que o jovem vem sofrendo? E quem será essa pessoa que tanto odeia Eduardo?


“A adolescência é a fase mais “estranha” da vida. Nela as emoções são intensas – tantas dúvidas e ao mesmo tempo muitas certezas. É nessa fase que se pergunta: ‘O que realmente é o amor? ’ Será que é aquele friozinho na barriga e o acelerar do coração? Ou o êxtase, aquela descarga constante de adrenalina nos caminhos sanguíneos do corpo que faz você perder o chão e ser transportado para fora de si e do mundo sensível? Será que é realmente isso que faz você enxergar tudo como se as cores fossem diferentes só para você? Ou será o avesso de tudo isso? Será que é simplesmente a vontade de estar perto, dividir musicas, besteiras, piadas, opiniões, histórias, chocolate, pipoca, certezas, dúvidas e tudo mais? Será que é somente querer olhar, escutar e querer estar junto? Ou será que é tudo o que nosso dicionário diz? ‘Forma de interação psicológica’, ‘atração’, ‘comunhão’, ‘fascínio’, ‘zelo’... Não se sabe! Não se sabe se é isso, se é só isso, se é tudo isso, se é tudo isso e muito mais ou se não é nada e nada disso. Não se sabe a correta definição do amor e se ela sequer existe. Eles sabem que se amam, independentemente do que seja isso...”.

Tentando não soltar spoilers, O Bisturi de Ouro é um livro curtinho, com uma leitura extremamente rápida, particularmente alguns pontos do livro me deixaram com preguiça de ler, porém ele possui algumas cenas de suspense bem legais. Para aquelas pessoas fãs de suspense e mistérios, está aqui uma ótima dica. A escrita do autor é bem erudita, chegando até ser um pouco formal, porém creio que ele se inspirou na boa educação do personagem para essa linguagem. 

Certamente é um livro cheio de suspense, que os amantes de Medicina com certeza irão devorar, pois as referencias são muito grandes, o próprio nome já diz né?! Em alguns momentos a leitura pode ficar cansativa e monótona, até mesmo bem obvia em certos acontecimentos, porém o final é bem surpreendente, eu gostei bastante! Para quem já leu, comenta ai o que achou desse livro. Até mais, Alisson. 





4 comentários :

  1. Esse me deixou muito curiosa também, muito legal esse suspense, e inovador na literatura brasileira né, meio que me lembrou a serie Pretty Little Liars, esses abusos rsrs, tem algo a ver? Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um gênero que os autores brasileiros estão escrevendo mais agora! Tem algumas cenas que lembra muito a perseguição de -A com as meninas em PLL! Obrigado, abraços! :D

      Excluir
  2. Esse eu já li, ganhei de presente de um colega, amei bastante, bem rápida a leitura! Amei a resenha, sem spoilers! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom, encontrar alguém que também já leu esse livro, muito obrigado! Abraços.

      Excluir