16 de fevereiro de 2016

Resenha: O Vilarejo, de Raphael Montes

E finalmente eu li algo do Raphael. 


TÍTULO: O Vilarejo
AUTOR: Raphael Montes
PÁGINAS: 96
EDITORA: Suma de Letras

Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Resenha: Em um Vilarejo onde as pessoas estão a mercê da miséria, da fome e da destruição pelos próprios habitantes e suas ações, o autor nos conta uma pequena história de uma forma inusitada.

O livro reúne 07 contos, cada um relacionado a um dos 07 pecados capitais tendo um demônio representando cada pecado. São bem curtinhos e se relacionam diretamente com cada um dos pecados, onde as pessoas vão a loucura e acabam cedendo a tentação do demônio, e cometendo atos terríveis.


Esse livro é ligeiramente realista e paralelo ao que vivemos atualmente, pois ele nos mostra o que cada um é capaz de fazer para saciar desejos e tentações. nos mostra o quão sujos nós seres humanos somos.

O Raphael fez algo bem legal, ele vai seguindo com os contos em épocas diferentes e nós, leitores, temos que nos situar e ir relacionando para que no final seja apenas uma história, bem construída e inquietante.

Vi muita gente comentando que esse livro era assustador, pelo menos para mim não funcionou. Pois no livro não tem seres irreais, assustadores e horrendos, ele retratou humanos. O medo eu não senti, mas senti angústia, nojo e muitas vezes pena, pois ele retratou coisas horrendas feitas por humanos sem nenhum escrúpulo à outra pessoa.

Eu li em ebook, mas tenho que deixar os parabéns a edição. Já vi na livraria e simplesmente amei, as páginas são bem trabalhadas e as ilustrações são muito bem feitas e realistas, das imagens sim eu sentia um pouco de medo hauahuahau.


Gostei do livro, mas tem um porém.

Eu achei os contos meio fracos de contexto, faltou mais explicações dos acontecimentos e isso me incomodou um pouco, só uma pequena observação. 

Leiam O Vilarejo, ele é bem curtinho e você se surpreenderá quando terminar. E quem já leu deixa ai nos comentários o que achou da leitura.




10 comentários :

  1. Dav.juro que sempre achei que esse livro era de suspense/terror, acho que porque a capa me lembra A garota da capa vermelha, acho que é esse o nome do filme. Mas achei interessante, e posso imaginar as formas barbaras de sobreviver a qualquer custo naquela época, achei mega interessante, vou procurar pdf!
    Um beijão, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fortesss as cenas mesmo Bru, leia sim!!!!

      Excluir
  2. Olá, Davidson!
    Tenho esse livro na minha coleção e planejo ler ainda esse mês! Vejo muitas críticas positivas pelo terror ser feito pelo próprio ser humano. Achei o máximo! Uma pena ele não ter introduzido muito, mas deve ter sido de proposito haha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Davidson, amei sua resenha. Como sempre está ótima. Sério, não tenho a menor vontade de ler esse livro...hahaha. Leituras agoniantes não são para mim, e eu também não funciono muito bem com contos, então...

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadoooo, ahauhauha então deixa para a próxima neh!!

      Excluir
  4. Estou numa vibe maravilhosa pra terror, e pra contos também. <3
    Esse livro já está na minha lista há algum tempo e com essa resenha, ele subiu alguns pontos. Kkkk
    Parabéns, adorei o texto. Vou dar uma chance, sem dúvidas.

    Abraços,

    Pedrim
    http://www.pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa resenha, agora ir procurar esse livro pra ler, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa resenha, agora ir procurar esse livro pra ler, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Sou doido por esse livro. A Temática dele é muito a minha praia. Adorei a resenha,só me deixou mais maluco ainda por ele.PRECISO!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir