6 de fevereiro de 2016

Resenha: Shingaling, de R. J. Palacio

Hoje vim trazer resenha do terceiro e último conto do livro Auggie e Eu.


TÍTULO: Shingaling
AUTORA: R. J. Palacio
PÁGINAS: 136
EDITORA: Intrínseca

Sinopse: Extraordinário se tornou um best-seller ao narrar os desafios enfrentados por Auggie, um menino de aparência incomum. Na sequência do romance, J.R. Palacio lançou os e-books O capítulo do Julian, narrado pelo menino que mais fazia bullying contra Auggie na escola, e Plutão, narrado pelo amigo de infância do protagonista. Agora quem conta a história é Charlotte, uma das crianças que recebem Auggie no dia em que ele vai conhecer a escola. Em Shingaling, temos a oportunidade de conhecer melhor a personagem cuja presença é decisiva em momentos importantes da vida de Auggie. Ela conta sobre sua amizade com Summer (as duas solucionam um mistério juntas) e sobre como foi, para as meninas da escola, começar a conviver com o menino mais extraordinário que já haviam encontrado. Charlotte aproveita para mostrar sua mania de fazer diagramas e explicar como elaborou o preceito citado no final de Extraordinário: "Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo.

Resenha: Nesse livrinho passamos a conhecer Charlotte, uma das integrantes da comissão de boas vindas da escola para August, mas aqui não o August é meio que deixado de lado e temos uma visão maior de outros acontecimentos na escola sem estarem envolvendo diretamente o August.

Charlotte é uma menina inteligente, que não gosta de ser notada, fala com todos e é muito altruísta, se preocupa com todo mundo, mas tem uma obsessão particular pelo homem cego que toca acordeão. 

Os dias vão se passando na escola, cada um com seu grupinho de amigos. Logo tem uma competição na escola para escolher 03 meninas para uma competição de dança, as 03 selecionadas foram de grupos totalmente distintos: Charlotte, Summer (melhor amiga do August) e Ximena (uma das mais populares da escola).

Agora elas terão que ensaiar diariamente para tal competição que está próxima, logo terão que se tornarem amigas e superar todas suas diferenças, será que deu certo? Summer e Charlotte acabam descobrindo que elas tem algo em comum e agora estão tentando resolver um mistério.

A história gira em torno dessa competição, mas temos também o ponto de vista de Charlotter sobre August na escola, sobre os bilhetes maldosos deixados no armário do Auggie, sobre a briga dos meninos, sobre a brincadeira cruel de não tocar no August, e muito mais. Mas Charlotte fica neutra em todas as situações, nos possibilitando uma visão mais ampla de tudo.

Mais um livro recomendado sim, principalmente para os fãs de Extraordinário. Lembrando que esse conto e os outros dois, O Capítulo de Julian e Plutão, estão reunidos no livro Auggie & Eu lançado pela Editora Intrínseca.

Confiram estas outras resenhas:




25 comentários :

  1. Davidson, amei a resenha! Preciso colocar esse livro na minha booklist logo... tem pouco "eu" para tanto livro bom...hahaha

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHuahuahauhauhau, bem assim mesmo muitos livros bons para pouco eu. Obrigado e que bom que gostou da resenha, até mais.

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler Extraordinário, sempre li criticas ótimas dele.
    Gostei de saber que o autor investiu em uma "continuação" mostrando história de outro personagem e o ponto de vista dele sobre August, no caso dela.
    Deve ser um livro legal de ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Menino Davison, você é um talento das resenhas, socorro. Muito maravilhoso. Hahaha. Não li nada de extraordinário além de extraordinário, quero ler todos, mas, não li. Eu não lembro dessa Charlotte menino. Não lembro mesmo. Bjs Tay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie muito obrigado pela carinho, que bom que gosta das resenhas. Charlotte não é muito citada mesmo, mas ela faz parte da comissão de boas vindas ao August, e leia tudo mesmo hauahuahu.

      Excluir
  4. A desinformada não sabia que tinham reunido esse conto e os outros em um livro... Ainda não li Extraordinário, mas se quando eu conseguir ler gostar tanto quanto todo mundo normalmente gosta, vou correr pra comprar esse livro também. Obrigada por me contar que ele existe... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs nada querida! Leia sim você irá amar.

      Excluir
  5. Sou fã de Extraordinário e li apenas O capitulo de Julian e adorei, com certeza pretendo ler os outros dois contos. Extraordinário é um livro que todo mundo deveria ler. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que todo mundo deveria ler lol.

      Boa leitura nos dois outros contos, você irá amar.

      Excluir
  6. Eu choro quando em dou conta que ainda não li Extraordinário! :(
    Mas vou ler, com certeza.
    É o tipo de história que eu certamente curtiria muitãoo.
    Parabéns pela resenha!

    Abraços,

    Pedrim
    http://www.pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas homi do céu vá ler logo esse livro por favor!!!

      Excluir
  7. Corrigindo kkkk "quando me dou conta"! :D

    ResponderExcluir
  8. Oii... Muito legal o livro, não conhecia ele, amei a resenha ;) bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu li extraordinário e me apaixonei, quero ler todos os livros que estão envolvidos com ele, e esse parece muito bom, a Charlotte é uma personagem que me cativou bastante, tenho certeza que vou amar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Falou de Extraordinário e já dá esse apertinho no coração, tamanho meu amor por esse livro. Não importa quanto tempo passe, esse fascínio que eu tenho pela história e pelos personagens só aumenta, haha. Eu ainda preciso ler esses contos de Auggie & Eu, mas meio que me recuso a ler se não for físico, para eu poder ficar abraçando da mesma forma que fiz quando li Extraordinário há uns anos hahaha!

    Ficou ótima a resenha, Davidson! Definitivamente só me fez mais vontade em ir logo comprar esse livro <3

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, obrigado!! Leia logo ahauhauah, é bom que vem logo os 03 contos no livro Auggie e Eu e nem está tão caro.

      Excluir
  11. Quero muito ler extraordinário. Fico vendo e compartilhando os quotes desse livro no facebook, daí vou nutrindo essa paixão louca por algo que nem li ainda. Preciso ler essa obra ainda esse ano. Já fico na torcida para elas terminarem como BFF's <3

    Beijão,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher de Deus comassim ainda não leu esse livro!? É muito amor envolvido, imagina quando ler hein.

      Excluir
  12. Olá, Davidson!
    Preciso ler Extraordinário com urgência! Parece ser um livro incrível! Tanto que o autor escreveu esses extras sobre outros personagens. Achei maravilhoso *-*
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nath, você P R E C I S A ler logo Extraordinário, por favor!!

      Excluir
  13. Que bonitinho!
    Preciso ler "Extraordinário" logo porque eu não aguento mais ler que é maravilhoso e eu não comprovar isso.ahaha.
    Adorei a resenha,só me atiçou mais a querer mergulhar nessas leituras extraordinárias!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Já li o Extraordinário e amo demais esse e os outros livros ligados a ele, ainda não li esse, mas depois da sua resenha impossível eu não querer ler haha
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir