1 de janeiro de 2016

Resenha: Confissões de Adolescente, de Maria Mariana

Olá galerinha, como foi a passagem de 2015 para 2016? Para mim foi ótima, e claro para finalizar o ano nada melhor que uma leitura leve e descontraída, e hoje vim trazer resenha dele para vocês.


TÍTULO: Confissões de Adolescente
AUTORA: Maria Mariana
PÁGINAS: 126
EDITORA: Agir


Sinopse: Essa é a matéria-prima deste Confissões de adolescente, da atriz e escritora Maria Mariana. Baseada nos diários da autora, a peça homônima teve sucesso estrondoso. Lotou teatros de todo o país, virou série de TV nos anos 1990 e transformou-se em livro, com mais de 200 mil exemplares vendidos. 
O livro traz revelações íntimas de uma adolescente: o súbito interesse pelo sexo, a questão das drogas, a importância dos amigos, a relação com os pais. E a montanha-russa de emoções turbinadas pelos hormônios.

Resenha: Já fora peça, série, filme e até um livro. A história da jovem Mariana conquistou o Brasil, pela singularidade e pelas palavras sinceras e estonteantes.

Esse livro é como se fosse o roteiro da peça em que Mariana e as amigas fizeram. Conta detalhadamente como que as cenas eram feitas, mas ao mesmo tempo é como se fosse um diário. Você vai lendo e imaginando as atrizes no palco, e ao mesmo tempo vai sentindo as emoções que a escritora queria nos passar, e põe emoções nisso.

A autora nos joga em um mundo paralelo ao vivido por ela e podemos assim sentir aquilo junto com ela. O primeiro beijo, a primeira "transa", a primeira vez que fumou um baseado, a primeira vez bêbada, as discussões com o pai e acima de tudo, o furacão que é a mente de nós adolescentes.

Enfim não tenho muito o que falar da história, pois é bem curtinha. Mas garanto em pelo menos um dos capítulos vocês irão se identificar e ver pelo o que estão passando ou algo que já passaram. Pois a autora explorou as coisas mais tocantes que os adolescentes sentem e colocou em forma de palavras, que algumas vezes me deixaram impactado com a sinceridade e ousadia da Mariana.

Sobre a edição, não podia ser mais maravilhosa. Temos algumas fotografias em preto e branco e o livro todo é diferente. Conforme o que a autora fora explorando tudo vai mudando (fonte, tamanho, cor, etc...). A Agir fez um trabalho excelente.

E o final que é o mais importante, onde a autora nos passa uma série de conselhos bem legais. O que mais me impactou foi que nós jovens devemos aproveitar a juventude, pois depois de adultos não podemos voltar no tempo.

Enfim, mais um livro que recomendo para vocês. E ele também é bem curtinho e em uma sentada você termina de ler ele. Até a próxima galerinha.



30 comentários :

  1. Não tem como não se encaixar em histórias (boas) que remetem à adolescência, não é? Entendo perfeitamente como se sentiu, pois, li esse livro em algumas horas me vi representada várias vezes. Uma resenha leve para começar um ano leve, amei!
    Ps: feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo Aline. Sim uma história emocionante do começo ao fim.

      Excluir
  2. Para ser sincera, não sabia que havia o livro.
    Assisti o filme mais atual e achei super bacana!
    Adorei a edição do livro, a história parece ser bem bacana mesmo.

    ah, feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo Rebeca. Também assisti ao filme e achei bem legal, para mim foi passado a mesma coisa pelo filme, mas ainda achei o filme mais jovem ainda.

      Excluir
  3. Não sabia que havia o livro :O Já quero! O filme é bem legal! E essa pegada de temas jovens é show, bastante identificável com nossas realidades! =D Ótima resenha e obrigado pelo IG e pelo Blog (e agora o canal) que cada vez mais me anima a continuar nesse mundo da leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahuhauhua me identifiquei bastante mesmo. Ah eu que agradeço por sempre estar por aqui para nos dar incentivo de continuar a postar.

      Excluir
  4. Que edição mais caprichada, hein?! Eu não estou lembrada se já assisti ao filme ou não, mas a história é bem familiar...

    De qualquer modo, fiquei afim mesmo de ler o livro. Gosto muito de histórias "reais" e o universo adolescente é tão cheio de vertentes...! Muito bom saber que tem o livro. Vou anotar na listinha para lembrar dele qnd eu quiser ler algo do gênero.

    Abraços, feliz ano novoooooo!

    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo Jessica. Sim coloque na lista, creio que você vá adorar.

      Excluir
  5. Oiiiii, eu adorei a resenha, eu já tinha visto basta coisas sobre este livro, mas nunca havia parado para ler uma resenha, e posso dizer que leria este livro. Sempre caem bem depois de uma leitura pesada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, sim é uma leitura bem leve mesmo.

      Excluir
  6. Confesso que meu sonho é ler esse livro mas sempre que ia comprar estava fora de estoque ou indisponível nos sites mas ele continua na minha listinha. Quando vi o filme eu me apaixonei e até procurei a série pra assistir online mas é bem difícil e a qualidade não é das melhores 😢😢. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahuhauahua é porque a série fora gravada a muito tempo, creio eu que pela falta de tecnologia na época deve ter causado a qualidade ruim na série.

      Excluir
  7. Nossa parabéns pela Resenha e com certeza já entrou na minha lista de livros desejados

    ResponderExcluir
  8. Davidson, eu amava essa série! Amei sua resenha, mas não sei se eu ia gostar do livro. Uma narrativa que é a mistura de um roteiro com um diário??? Não sei se eu ia gostar.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahuahua é bem assim mesmo. Mas a leitura flui bem demais.

      Excluir
  9. Não sabia que tinha o livro. Não curti muito o filme, mas quem sabe com o livro seja diferente né?
    Achei suas fotos lindas demais :ng
    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leiticia, o filme é bem diferente do livro sim.
      Ah obrigado, que bom que gostou das fotos.

      Excluir
  10. Gosto muito de livros com essa pegada adolescente, já tinha ouvido falar do filme, mais não sabia que tinha livro, e nunca pesquisei sobre, parece legal, acho que vou dar uma chance. :) Valeu pela resenha! despertou minha curiosidade hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim, é uma história bem leve e emocioanante.

      Excluir
  11. Esse livro pra mim é aquele q vc smp vê por aí, sabe q ele existe, mas nunca sequer leu a sinopse. Por isso entrei aqui. Confesso q não me chamou a atenção rss mas pelo menos agora sei doq se trata. Otima resenha Daves!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, ahauhaua é sempre bom saber neh? Mas é uma pena que não teve interesse, cada um com seus gostos neh!

      Excluir
  12. Olá Davidson!
    Confesso que não tenho vontade de ler esse livro. Mas planejo ver ao filme. A história mostra a realidade o que parece ser muito legal! Quem sabe um dia leio? Adorei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nath, assista sim ao filme, mas lembrando que ambos são bem diferentes, só passam as mesmas mensagens.

      Excluir
  13. Oieeee!!
    Chegou a chata que não gosta de nada kkkkkkkk, mentiraaa!! Não é dos meu preferidos, mas eu odeio quando leio suas resenhas de algum livro que não gosto nem da capa (esse no caso rs)... e ai me pego curiosa pra ler! E só pra saber, comecei a assistir outra série =P
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiii Bru, só para constar apoio totalmente essa sua ideia de curtir outras séries, continue assim e assista Jessica Jones pelo amor a vida, kkkkk. E sobre a capa também achei feinha, mas creio que a história compensa a aparência.

      Excluir
  14. Não sei você, Davidson, mas eu amo tudo que envolve adolescentes. Sei lá, acho que é nossa melhor fase, nosso melhor pensamento e nossas atitudes são mais verdadeiras. :)
    Quero ler esse livro há algum tempo, mas... (sempre esse mas... na minha vida hahah).
    Ótima resenha.

    Abraços!

    Pedro
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Poxa,fiquei com muita vontade de ler esse livro.
    Eu peguei um pouco a época da série(era bem pequeno,lembro pouco) e assisti o filme e adorei.
    A edição do livro tá linda mesmo.Já quero!
    Resenha perfeita!!!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa nem sabia que tinha o livro... E a edição é linda! Adorei *-*
    Realmente imagino que nao tenha como não se identificar pelo menos com uma história né? Afinal sempre passamos por diversas coisas (acontecimentos) em comum na adolescência...

    Ótima resenha! Adorei as fotos
    :*

    ResponderExcluir
  17. Livro lindo, e parece ser muito bom! Adoro livros adolescentes como esse, uma vez quase comprei ele, nunca tinha lido nenhuma resenha sobre este livro e lendo essa e vendo que você gostou, fiquei até arrependida de não ter comprado!

    ResponderExcluir