7 de janeiro de 2016

Resenha: Coração de tinta, de Cornelia Funke

Boa noite, pessoas.
Meu nome é Coral Fortunato e, a partir de hoje eu serei colaboradora do blog. Meus gêneros preferidos são suspense, terror, ficção científica e fantasia. Nos vemos por aí. ;)



TÍTULO: Coração de tinta
AUTORA: Cornelia Funke
PÁGINAS: 456
EDITORA: Cia das Letras


Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.


Resenha:
Alguns livros devem ser degustados

Outros são devorados

Apenas poucos são mastigados

E digeridos totalmente.”

Que universo literário você gostaria de conhecer? Que personagem gostaria de tirar das páginas dos livros e trazer para o nosso mundo, em carne e osso? Em Coração de tinta (Cornelia Funke, Cia das Letras), o encadernador Mo tem a estranha habilidade de, ao ler em voz alta, trazer algum personagem do livro para o nosso mundo, e, em seu lugar, enviar alguém daqui. Quando a sua filha Maggie era apenas um bebe, ele acidentalmente tirou das páginas um vilão terrível, e enviou sua esposa no lugar. Agora, 10 anos depois, ele precisa impedir que outras criaturas ainda piores que Capricórnio cheguem ao nosso mundo.

Sendo os protagonistas um encadernador, uma leitora voraz e uma colecionadora viciada em livros, Coração de tinta é um livro feito de leitora para leitores. Os capítulos sempre se iniciam com citações de diversos livros, e há inúmeras referências no decorrer da história. A aventura vivida pelos personagens acontece sempre através dos livros. Livros que fornecem vilões, livros que ajudam a traçar estratégias, livros que servem de abrigo. 




“Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, mesmo quando não eram bem tratados.”


Coração de tinta é um livro que vai encantar todos os que curtem uma boa fantasia. Mas vai, ainda mais, cativar os leitores ávidos, que assim como Meggie, devoram um livro atrás do outro, e fazem deles seus amigos, seus companheiros e seu refúgio. Coração de tinta é o primeiro livro da trilogia, que ainda conta com os títulos Sangue de tinta e Morte de tinta.

Se você curte fantasia, ou se você apenas gosta muito de ler, mergulhe no Mundo de Tinta. Garanto que não irá se arrepender. 


“O ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia.”




17 comentários :

  1. Oiii, seja bem vinda <3
    Eu tinha muuuita vontade de ler esse livro, e acabei olhando o filme antes, então não sei como seria minha reação ao lê-lo. Quem sabe um dia desses eu leia, por curiosidade e por achar essa edição maravilhosa <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Obrigada!
      A edição é linda mesmo. Mas a história vale MUITO a pena! Leia sim! Você vai curtir. =**

      Excluir
  2. Olá, Carol! Seja bem vinda!
    Já começou com uma ótima resenha. Não li o livro mas já assisti ao filme e achei maravilhoso, com certeza o livro é melhor. É realmente uma linda história!

    :ng

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa!
      Que bom que você gostou da resenha. O filme é bem legal, né? Eu esqueci de falar dele, rsrs. Mas o livro é bem mais legal! =**

      Excluir
  3. Ah, se for tão bacana quanto o filme, certamente irei ler (em algum momento da minha vida).
    Sou fascinado por essas histórias fantásticas e essa é das boas, né? Envolve livros, personagens e tudo mais.
    Ótima resenha.

    Abraços!

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha!
      Essa história é bem legal mesmo. O filme é bom, mas o livro é ainda melhor. Pra leitores, é um prato cheio. =**

      Excluir
  4. Carol!! Bem vinda!!!! Adorei sua resenha, não conheço o livro, mas já vi o filme. Parabéns pela resenha.
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa!
      Que bom que curtiu! Assim que eu terminar os outros, coloco a resenha aqui! =**

      Excluir
  5. Olá! faz tempo que pretendo ler este livro, ele fez tanto sucesso assim que saíram estas edições lindas e eu fiquei só chupando o dedo, pelo que li aqui estou perdendo uma ótima obra!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, tá mesmo!
      Leia o quanto antes, porque essa é uma fantasia essencial pros fãs do gênero! Lindo, lindo, lindo!
      =***

      Excluir
  6. Olá Carol!
    Adorei sua resenha e fiquei louco pelo livro.Amo fantasia e é um dos meus gêneros favoritos.
    Depois da resenha fiquei mais louco ainda,pois já vi o filme e amei.
    Bjo

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Conheci o livro através do filme. Quando assisti amei e logo procurei para saber mais e descobri o livro. Amo fantasia e a história é excelente! Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas espero fazer em breve! Amei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Também sou nova acompanhando o blog! Kkk
    Não sabia que era um livro!😱
    Já assisti o filme é gostei muito! Além de uma linda história, os livros são lindos! 😍😍
    Já quero eles na minha estante!

    ResponderExcluir
  9. Coral,

    Tenho muita vontade de ler esse livro. Assisti ao filme e achei uma graça. Lendo sua resenha parece que o livro é ainda melhor, por isso o colocarei na minha booklist de 2016.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Moça, que bela resenha! Eu nunca tinha tido vontade de ler "coração de tinta" antes, agora eu tô mega afim de ler. Na verdade, nunca tinha me dado o trabalho de ler nem a sinopse, portanto, agradeço-a por me fazer vê-lo de fato.
    Seja bem vinda e seja feliz aqui!

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente seja muito bem vinda Coral!

    Eu já assisti ao filme e como faz bastante tempo nem sabia que tinha o livro..
    Mas é bem legal né? Uma história super interessante...
    Parabéns pela resenha!
    :*

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu já li esse livro faz uns 2 anos, na época não gostei muito, achei enjoativo, mas eu tentaria ler de novo pra ver se gosto!

    ResponderExcluir