4 de janeiro de 2016

Resenha: Passarinho, de Crystal Chan

Oi galerinha, hoje vim aqui resenhar a minha primeira leitura de 2016 para vocês, e só posso falar que eu amei esse livro...

TÍTULO: Passarinho
AUTORA: Crystal Chan
 PÁGINAS: 224
EDITORA: Intrínseca

Sinopse: O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava John, e achava que tinha asas. Subia e saltava do alto de qualquer coisa, até ganhar do avô o apelido de Passarinho. Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois Passarinho se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas. Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada por silêncio e segredos. Os pais culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família. Joia tem certeza de que nunca será tão amada quanto o irmão, até que ela conhece um garoto misterioso no alto de uma árvore. Um garoto que também se chama John. O avô está convencido de que esse novo amigo é um duppy — um espírito maldoso —, mas Joia sabe que isso não é verdade. E talvez em John esteja a chave para quebrar a maldição que recaiu sobre sua família desde que Passarinho morreu.


Resenha: No aniversário de doze anos da pequena Joia, ela se vê em uma tristeza enorme: os seus pais não lhe dão a festa de aniversário que ela tanto deseja (e nem os presentes), o seu avô não fala nenhuma palavra há doze anos e a sua vida é assim, uma enorme solidão. Tudo isso acontece por um motivo: ela nasceu no mesmo dia em que o seu irmão mais velho, John pulou de um penhasco e morreu.

Passarinho, como o avô de John o apelidou, morreu com cinco anos nesse trágico acidente, porém, os pais de John culpam o avô pela tragédia, pelo simples fato de ter apelidado o menino assim, Passarinho, dando a ideia de que ele poderia voar, até mesmo de um penhasco de dez metros de altura.

A pequena Joia, uma garotinha extremamente inteligente, cheia de esperança de um dia poder ser amada pelos pais, vive à sombra da tragédia e de segredos que se abateram sobre a família, sendo que todas as pessoas da cidade conhecem a história de sua família.

“Onde estava toda aquela alegria, e onde ela se esconde depois de abandonar uma família? Será que vai para outra família, funde-se à terra ou se dissolve no ar como a fumacinha de nossa respiração no inverno? E se a alegria não vai embora, então por que não sobrou nem um pouquinho para mim?” – pág. 25




Porém, nem tudo na vida de Joia é tristeza, ela encontra alegria em suas aventuras no penhasco aonde o irmão “voou”. Obcecada por pedras, Joia acaba criando o hábito de enterrar pedras e com elas as suas tristezas e dúvidas. Até que misteriosamente em uma noite que estava voltando para casa do penhasco, ela conhece um garoto no alto de uma árvore, um garoto que por incrível que pareça também se chamava John. Então é ai que começa uma grande amizade entre essas duas crianças, e talvez esteja em John a chave para quebrar a maldição que essa família carrega desde a morte de Passarinho.

Nossa, galerinha! Foi difícil resenhar esse livro sem dá spoiler, até pelo fato de falar da morte de John, mas não é um spoiler, ok?! Esse livro me encantou a partir da sua capa, que é muito linda, e o conteúdo então é mais perfeito ainda. Esse foi o romance de estreia da autora Crystal Chan, e que entrou no mundo literário com o pé direito, ela possui uma escrita muito fluída, repleta de passagens bem marcantes, como essa que citei acima. Adorei ter começado o ano com esse livro lindo.




Então galerinha é isso, espero que vocês tenham gostado da resenha, e que ela possa despertar o interesse de vocês em ler esse livro incrível. Indico para quem curte livros com personagens jovens, apesar de Joia e John (amigo) serem extremamente intelectuais. Quem já leu comenta aqui o que achou. A gente se vê nos comentários, Alisson. 





28 comentários :

  1. Gente, achei muito tocante, até um pouco triste, e tenho me privado desse tipo de leitura pois tive depressiva por uns tempos, mas, fiquei com tanta vontade de ler devido a fluidez da resenha. Em alguns momentos até quis spoiler. Rs' vou acrescentar este livro na minha lista, com certeza! Quero MUITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, espero que esteja melhor! É um livro muito lindo, leia vale a pena!
      Abraços. :D

      Excluir
  2. Eu acabei de ler um livro com o título parecido, e a personagem principal também é una garotinha. O livro é Passarinha. Vcs ja leram? É lindíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal, deve ser ótimo também, não li, ainda!
      Abraços. :D

      Excluir
  3. Olá, Alisson!
    Nossa, esse livro é do tipo que me ganha só pela capa. Hahaha
    Gostei demais da premissa, e se tivesse uma vaga na minha lista, certamente iria ler.
    Quem sabe em 2050? Hahahaha Brincandeira!

    Abraços!

    Pedro
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro incrível mesmo, muito fofo e essa capa então, nem se fala! Espero que possa ler mesmo, abraços!
      :D

      Excluir
  4. Alisson,

    A capa desse livro é linda e a história parece condizer com ela. Gostei muito da sua resenha!

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo muito lindo mesmo, obrigado, amei muito a leitura desse livro!
      Abraços. :D

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. To muito interessado nesse livro, muitos booktubers que eu acompanho falam super bem dele, e creio que pela sua resenha seja muito bom, já entrou pra minha lista de desejados, não vejo a hora de começar. To adorando as suas resenhas, continue assim. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, pode deixar que em 2016 vai vir muito resenha show para vocês! Abraços. :D

      Excluir
  7. Olá,
    não conhecia a leitura. Primeiro devo confessar que achei a capa do livro lindíssima. O livro parece mesmo ser bem interessante, tem um toque de drama/tristeza mas eu acho que é isso que faz o livro ser bom, pois toca o leitor e faz a gente se emocionar.
    Adorei essa indicação, vou adiciona-lo na minha lista de desejado!
    :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Rebeca, realmente é um livro que mescla drama familiar/tristeza/inteligência e muita fofura, eu só posso falar que leia, pois é um livro muito rico! Abraços. :D

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é maravilhoso.Resenhei ele há alguns meses e confesso que foi uma leitura muito bacana e muito emocionante.
    Adorei a sua resenha.parabéns!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awm que bom encontrar pessoas que também se emocionaram com a Joia (rsrs) muito obrigado! Abraços :D

      Excluir
  10. Eu vi esse livro na loja e tava tão baratinho. Mas acabei não levando por causa da fila. Depois da sua resenha estou totalmente arrependida e quero voltar pra loja agora. Parece ser tão lindo...
    E sua resenha tá maravilhosa!
    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, poderia ter enfrentado a fila por ele, (rsrs brincadeira) também odeio fila, e muito obrigado! É um livro perfeito mesmo, abraços! :D

      Excluir
  11. Oiii, eu já tantas resenhas deste livro e cada vez que leio alguma coisa sobre ele, fico com o coração desesperado porque ainda não comprei ahhahaa
    Adorei a resenha <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é emocionante mesmo, leia vale a pena! Abraços :D

      Excluir
  12. Se eu não conhecesse a história compraria só pela capa S2 é linda demais! Ele já estava na minha lista de leituras do ano passado, mas não li! Esse ano sai se Deus quiser!!! haha

    ResponderExcluir
  13. Eu achei essa estória tão esquisita, esse livro tinha aqui por 9,90 nem assim me animei em comprá-lo acho que falou em "espirito" me desanimo, não curto nenhuma referencia minima a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu simplesmente amei, particularmente eu gosto de temas assim, (gosto, né)! Abraços.

      Excluir
  14. Olá Alisson!
    Esse livro parece ser maravilhoso mesmo! Cheio de lições! Tudo nele chamou minha atenção e com certeza irei ler! Arrasou na resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado querida, realmente é um livro repleto de lições, eu amei, espero que você goste também! Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Alisson... já tinha visto outra resenha desse livro, mas alguns pontos de vista eram diferentes, o que é muito legal. Achei bastante intenso esse enredo e sua resenha está ótima!!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Alisson!
    Nossa eu adorei a capa desse livro também! Tão fofo né?
    Quanto a história, eu não me apx, nada do tipo "fiquei louca de vontade de ler". Não sei, só não deu aquele tcham sabe? Rsrs
    Enfim, vou anotar pra ler um dia, quem sabe me surpreendo... E ele é bem pequeno né? Então vale a pena arriscar
    Obrigada pela resenha :*

    ResponderExcluir
  18. Uau, com certeza sua resenha despertou meu interesse para ler esse livro que realmente parece incrível e uma lição de vida!

    ResponderExcluir
  19. Você avalia super bem. Gostei muito da sua resenha. E o livro é mesmo sensacional. Parabéns!

    ResponderExcluir