16 de janeiro de 2016

Resenha: As Crônicas de Miramar, de Flávio e Wemerson

Olá galerinha, tudo bem? Chegamos a centésima resenha de livro, uhuuuuuuuu lol.


TÍTULO: As Crônicas de Miramar - O Segredo do Camafeu de Prata
PÁGINAS: 274
AUTORES: Flávio e Wemerson
EDITORA: Chiado

Sinopse: E se você fosse levado a um lugar que ninguém sabe onde fica exatamente? Governado por Caroline Corin, o lugar abriga pessoas com dons e habilidades especiais. Adolescentes são levados para lá com os pais a convite de Caroline com a desculpa de que devem “treinar” estas habilidades, porém suas ideias são outras e estes jovens desaparecem misteriosamente sem que isso pareça incomum aos olhos de todos. Exceto para Liz, Dan, Isaac, Sara e Gabriel, que, além dos conflitos da adolescência, têm que lutar para desvendarem os mistérios de Miramar.

Resenha: Esse livro é uma super produção de dois autores amigos, Flávio e Wemerson, que conseguiram criar uma história única e cativante como se fossem uma única pessoa. Ás vezes durante a leitura me pegava pensando se realmente era uma obra de dois autores ou de um só, porque eles conseguiam passar um sentimento único.

A história começa com uma viagem inusitada de 03 jovens:

Elizabeth com 15 anos mora só com o pai, e estuda em uma escola para jovens. Até que um dia seu pai chega lá dizendo que eles precisavam ir embora, para um lugar onde ela seria aceita como ela realmente é. Elizabeth ficou muita confusa com tudo isso, mesmo assim concordou em ir com o pai já que ele dizia que seria melhor para ela.

Gabriel completou 18 anos e sabe que consegue fazer coisas extraordinárias que ninguém mais pode, Com isso ele parte por vontade própria para um lugar onde ele poderia ser visto como "normal" por todos.

Sara com 13 anos, uma jovem que constantemente sofre bullying por ser negra e ter cabelo estilo Black Power. Um certo dia durante a aula um garoto a incomoda com bolinhas de papel e ela acaba explodindo literalmente, após seu episódio de estresse ela acaba ocasionando um incêndio na sala de aula e quase ferindo o garoto preconceituoso. Esse ocorrido leva ela e seus pais para um novo lugar, onde ela seria aceita do jeito que era.

O famoso lugar que todos estão indo se chama Miramar, uma cidadezinha escondida e oculta da sociedade, onde humanos com dons possam viver sem serem notados e tratados desigualmente.


Lá já temos várias pessoas morando, desses temos um destaque especial a dois garotos: Daniel que mora lá com sua mãe a um certo tempo e Isaac um garoto gay que também sofre bullying por ser como ele quer. Temos ai o desenvolvimento de amizades, romances, intrigas e muitas outras coisas.

Nesse lugar as casas são todas iguais, mas há um problema, as pessoas que chegam lá não ficam para sempre, com um certo tempo eles simplesmente somem sem nem mesmo se despedirem dos conhecidos. Elizabeth também acha algo bem misterioso, um Camafeu que tem a foto de um garoto e de uma mulher dentro.

O livro gira em torno desses cinco jovens que estão em busca de respostas, tanto quanto ao sumiço dos habitantes de Miramar, quanto ao que tem dentro do Camafeu. Eles fazem coisas extraordinárias para conseguir pistas e passam por verdadeiro apuros. Mas os autores também abordam outros assuntos, sendo os mais notáveis os preconceitos com cor e opção sexual, sendo esses os mais vistos por ai em nossa sociedade.


A escrita dos autores fora leve e fluída, que quando percebi já tinha terminado o livro em exatamente dois dias. Eles alternaram a narração entre os cinco jovens, mas de uma forma espetacular que em momento algum eu me senti perdido.

Os personagens também foram bem construídos, mesmo com seus conflitos internos de adolescência eles eram um tanto responsáveis com o objetivo de suas buscas. Sobre o final, eu digo que não poderia ser melhor, deixou aquele gostinho de quero o segundo volume para ontem, e ainda para aumentar esse gostinho os autores colocaram o primeiro capítulo do segundo volume no final, e eu quase morri.

Enfim, mais um livro nacional que indico para vocês. Desde já deixo aqui meus agradecimentos pela parceria dos autores com o blog e desejo todo sucesso para o livro deles, e que o segundo venha logo lol.






13 comentários :

  1. Sobre eu amar esse livro 💘❤️
    Li sem nenhuma expectativa, porque achei a capa bem infantil mesmo. Mas eu adorei e se tornou um dos meus preferidos. Me identifiquei com várias partes de sua resenha. ❤️ Um bj
    Menina da Livraria


    ResponderExcluir
  2. Olá,
    uma amiga possui este livro e assim como você ela amou! Parece mesmo ser um bom livro, fiquei curiosa :)

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Davidson!

    Não costumo ler livros nacionais (de novo Priscila? Sim Rs) mas essa história me chamou bastante atenção, pelo suspense das pessoas desaparecendo e os assuntos polêmicos.. Acho bem legal isso!
    Que bom que vcs tem esses parceiros, assim passamos a conhecer um pouco mais dessas joias nacionais!
    Meta pra 2016 é ler alguns livros nacionais! 🙏🏻 Rs
    Ótima resenha! Parabéns :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Davidson, adorei a resenha! Ficamos bem feliz de ter gostado do livro. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Oiii adorei a resenha <3 E livros da Chiado Editora fazem meu coração pular de alegria com a beleza da edição. Quem sabe eu leia.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Dav, amigo... esse não me pega!! Já não gostei da capa, adorei sua resenha, mas você é fora de sério e acho que amaria até livro de auto-ajuda resenhado por você (mentira, isso já é demais também) aahuahu!
    Beijão, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Davidson!
    Que resenha maravilhosa! Amei! Acho livros do gênero citado fantásticos! As aventuras e descobertas são ótimas! Achei esse livro muito interessante. Ainda mais por ser tão bem escrito e com o final com o gostinho de quero mais haha Ainda mais por ser nacional, já quero hehe
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Noss, me interessei. Gosto muito de livros com essa pegada de inovação, sabe? Vou ler com certeza, afinal, sobretudo, a literatura brasileira merece um espaço entre nosso próprio meio.
    Parabéns pela resenha.

    Abraços,

    Pedrim
    http://www.pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, e parabéns pela centésima resenha. \o/

    ResponderExcluir
  10. Ah, e parabéns pela centésima resenha. \o/

    ResponderExcluir
  11. Davidson, amei a resenha.Esse parece aquele tipo de livro que eu amaria ler depois de uma ressaca literária, leve, meio teen e interessante. Quem sabe um dia eu tenha oportunidade...

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, em 2015 eu investi em comprar nacionais e amo ler nacionais!
    Esse livro parece ser magnifico, quando você disse que foi escrito por dois autores achei que teria muita diferença na escrita de ambos, mas achei legal isso de ser bem uniforme... E também achei legal eles alternaram a narração entre cinco jovens e não deixar a gente perdido, assim conhecemos melhor cada um!

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei esse livro.Espero muito a continuação. E que bom que você gostou também. Adorei a resenha.
    Abraços

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir