19 de dezembro de 2015

Resenha: Correr ou Morrer, de James Dashner

Meu Deus, pera. Deixa eu me recuperar aqui para poder falar com vocês sobre esse livro.


TÍTULO: Maze Runner - Correr ou Morrer
PÁGINAS: 426
AUTOR: James Dashner
EDITORA: V & R


Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam 'A Clareira', um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.

Resenha: Creio eu que já estou pronto para falar desse livro, vamos lá!
O autor já começa com tudo. Um personagem misterioso e enigmático, Thomas, se encontra dentro de um elevador que está subindo rapidamente para um lugar desconhecido. Do nada o elevador para e abre, Thomas é recebido por vários garotos em um lugar muito estranho, A Clareira.

Bem, Clareira é o nome utilizado pelos garotos para definir o centro de uma imenso labirinto indecifrável e sombrio. Nosso protagonista está totalmente perdido e confuso, sem nenhuma lembrança, apenas com um nome e agora em um local desconhecido com pessoas desconhecidas. Logo sua reação é fugir, se esconder, se isolar daquela nova sociedade.

Mas as coisas não funcionam assim, na Clareira todos trabalham e colaboram entre si. Um bando de adolescentes que se respeitam e que cooperam para que o todo sobreviva (IMPRESSIONANTE). Por lá existem regras: sendo a principal, nunca, jamais entrar no labirinto (com exceção dos Corredores), rotinas: todo dia o labirinto se fecha a noite e reabre na manhã, toda semana chega suprimentos e uma vez por mês chega um novo garoto, apenas GAROTOS. Tudo isso funcionava direito até a chegada de Thomas.

Nessa sociedade existe, digamos assim, empregos. Temos os que cuidam da alimentação, da agricultura, da criação de animas, etc... E o melhor de todos, os Corredores que são aqueles que passam o dia inteiro no Labirinto correndo e tentando descobrir uma saída. 

Mas nem tudo são flores, todas as noites e às vezes durante o dia Verdugos (que são monstros capazes de matar ou de picar, essa tal "picada" é capaz de trazer sofrimento e dor a vítima, mas traz memórias também) ficam pairando no labirinto, tornando-se obstáculos na vida dos Corredores.

Voltando a história, quando Thomas já estava se acostumando no local o inesperado acontece. UMA GAROTA CHEGA PELO ELEVADOR, e o pior ela traz consigo um misterioso e devastador bilhete, ai que tudo começa. E agora mais do que nunca Thomas está decidido a saber sua real essência e uma saída daquele lugar horrível.


Enfim esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano, de verdade. O Autor tem uma escrita leve e gostosa de ser lida, às vezes me via perdido dentro do mundo criado por ele e era difícil desgrudar do livro. O que mais me chamou a atenção foi o fato de ele não ficar fazendo aquelas explicações lengas lengas que vemos em muitos livros por aí, ele apenas vai contando a história e você mesmo vai descobrindo o que está acontecendo ali.

Outro ponto importante foi que ele mesmo com apenas um protagonista, no caso thomas, ele conseguiu transmitir a visão de vários outros personagens. Te deixando numa dúvida cruel na hora de escolher um preferido, mas quando você está tendo um queridinho ali ele vai lá e mata ele, baixou o tio George no James. Brincadeiras a parte, mas no final me deu uma leve onda de transpiração nos olhos, kkkkk.

E o epílogo então, meu Deus que final devastador de corações foi aquele. Me deixou muito curioso pela continuação que inclusive já tenho, só estou esperando passar essa leve ressaca que leio ele.

Lembrando que esse livro foi adaptado para o cinema, e sim, eu já assisti e logo logo sai resenha dele aqui também, fiquem ligados!

Galera confesso que essa foi a resenha mais difícil de fazer, pois são tantas informações que eu nem sei o que falar para vocês e não queria spoilers (espero que não tenha saído nenhum pela culatra).

Uma hora dessas vocês devem estar querendo me matar pelo tamanho do post, mas espero que tenham gostado e que não tenha ficado confuso. Apenas um apelo, se ainda não leu, procure ler porque vale a pena, na verdade vale uma ave inteira. Enfim, nos vemos nos comentários.



10 comentários :

  1. Ótima resenha...eu tô muito doido pra ler essa saga.As edições tão lindas,mas infelizmente ainda não comprei
    Amo os filmes!
    Ótimo Post!
    parabéns

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu só assisti o primeiro filme e fiquei doida pra ler os livros. As edições são muito bonitas, a V&R arrasou! Espero poder ler em breve, sua resenha me deixou ainda mais empolgada!

    Beijos,
    A Rosa do Príncipe

    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro ler as resenhas desses livros, ameis os filmes! Mas tenho uma preguiça imensaaaa de ler os livros, esse é o tipo de livro que eu queria que lessem pra mim kkkk!! Não sei o que acontece com algumas séries que gosto mas não leio, mas acho que é porque descubro o quanto eles são bons depois de já terem muitos livros lançados ai desanimo. Amei sua resenha, mas gostaria de mais detalhes, uns spoilers de vez em quanto não mata vai? ahuahua
    Beijão, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Davidson! Tudo bem?
    Eu já li esta saga a uns meses atrás, inclusive já vi os 2 filmes também... E é emocionante mesmo!
    Os livros eu li super rápido, buscando ansiosamente (Rs) chegar ao final logo.
    O único que demorei um pouco mais pra ler foi o 4o (ordem de extermínio), mas os 3 primeiros eu engoli, de tão rápido que terminei.
    A história te prende, te deixa curiosa. Até porque vai acontecendo umas reviravoltas que te deixa louca. Enfim, você vai gostar dos outros. Nos vemos na próxima resenha!
    Boa leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Sempre tive vontade de ler, depois da sua resenha e depois de saber que vale uma ave inteira, quero pra já! Hahhahaha
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sabia que ia gostar!
    Esse livro (assim como a série toda) é muito incrível.
    Adorei a resenha.

    Abraços!

    Pedro Oliveira
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já vi o filme e adorei, dai fiquei com receio de ler... Geralmente o filme fica muito ruim depois de ler os livros. Mas quem sabe?
    PS: amo spoilers haha sou meio louca. Mas você não deu nenhum.
    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Quem bom que essa história não fica com lenga lenga, rs.
    Tenho muito curiosidade de ler os livros e saber mais sobre o bendito labirinto. Parece mesmo ser um leitura incrivel e por você ter considerado o melhor livro que leu esse ano minha curiosidade foi a mil! Hahaha
    Mas tenho que comprar o box todo, porque se for um livro por vez fico louca.
    Ainda não assisti ao filme, você assistiu?

    ResponderExcluir
  9. Davidson,

    Fica tranquilo querido que sua resenha não ficou longa não, foi uma delícia de ler! Quanto ao livro, posso dizer que antes de chegar na metade eu parei e disse: "Esse é o livro mais louco que já li na vida... preciso saber o final". hahaha. Quero ler a sua resenha do segundo livro, porque eu assisti o filme e saí do cinema achando que tinha lido o livro errado.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Davidson!
    Que resenha maravilhosa! Realmente não dar para dizer tudo haha Essa saga é excelente e amo muito! Fico agoniada vendo os desafios que eles passam. Aguente firme para o segundo e terceiro livros. São fortes! Morri de chorar no 3 haha Thomas <3 Newt <3 Minho <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir