14 de dezembro de 2015

Resenha: A História Secreta de Tom Coração Leal, o Menino Aventureiro, de Ian Beck

Oi leitores do nosso blog, hoje vim aqui resenhar para vocês esse livrinho incrivelmente fofo do autor Ian Beck, publicado aqui no Brasil pela editora Galera Record. Vamos lá!

Livro - História Secreta de Tom Coração Leal, A

TÍTULO: A História Secreta de Tom Coração Leal, o Menino Aventureiro (uffa, acabou!)
PÁGINAS: 272
AUTOR: Ian Beck
EDITORA: Galera Record


Sinopse: Tom sempre quis ter um espírito aventureiro, como os seis irmãos mais velhos, que eram conhecidos por sua coragem, bravura e atos heroicos. Eram príncipes que resgatavam princesas, príncipes que enfrentavam feiticeiros, príncipes que encontravam tesouros. Até que, às vésperas do aniversário do caçula, todos são chamados para um trabalho, mas algo acontece e seus irmãos mais velhos não voltam para casa! É chegada a hora de mostrar que Tom também pode ser um herói e tornar-se, enfim, um aventureiro.

Resenha: Vocês já chegaram a se perguntar como veio a surgir todos os contos de fadas, aqueles clássicos como: Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, João e o Pé de Feijão, etc? E se você descobrisse que na verdade esses contos tivessem sidos criados por uma empresa? É isso que o autor Ian Beck nos apresenta neste primeiro livro de uma trilogia incrível.

Em “A História Secreta de Tom Coração Leal” vamos conhecer a história de Tom, um garoto que está perto de completar 12 anos de idade, mas que nunca viveu uma aventura. Ele é o sétimo filho e o caçula da família Coração Leal que vive em um lugar chamado de A Terra das Histórias, sendo também o único filho que não possui o nome de uma variação de João: João Grande (o seu pai, que está desaparecido); João, Joãozinho, Juca, Juan, Joca e Jean. Esses são os seis irmãos mais velhos de Tom, e esses bravos rapazes são aventureiros e os responsáveis por fazer as histórias que conhecemos até hoje, não entenderam? Vou explicar melhor.

A maioria dos membros da família Coração Leal trabalha para a Agência de Histórias, que é responsável por criar, administrar, decorar, ilustrar e publicar cada história que os irmãos “Joões” participam. Em cada uma dessas aventuras eles são convocados para assumir papéis diferentes – algumas vezes eram príncipes que resgatariam princesas, outras vezes príncipes que enfrentavam feiticeiros maléficos, ou algumas vezes eram apenas simples lenhadores destemidos. Porém, o jovem Tom apenas assistia seus irmãos saírem para suas aventuras e ficava em casa travando suas batalhas contra monstros imaginários na segurança do seu quintal.

Na véspera de completar 12 anos de idade, Tom se vê muito ansioso para soprar as velinhas junto com sua mãe e seus irmãos, porém de repente todos os irmãos do garoto são chamados para mais um trabalho, no caso, para viver mais uma emocionante história. Eles se vão, mas, prometendo voltar a tempo para cantar os parabéns para Tom. O que os irmãos de Tom não imaginavam era que eles estavam à beira de entrar em um louco plano de vingança, criado por o homem responsável por inventar todas as aventuras d’A Terra das Histórias. Assim a viagem de João, Joãozinho, Juca, Juan, Joca e Jean saem erradas e eles acabam não voltando a tempo para o aniversário do seu irmão caçula.

Então é ai que o Mestre (o dono da Agência de Histórias), na manhã do aniversário de Tom, se vê com uma única escolha: enviar a Tom a sua primeira carta, contendo a sua primeira aventura. Assim, o garoto parte com o dever de cumprir o que a carta lhe pede: “encontrar os seus irmãos desaparecidos, e ajudá-los a completar as suas histórias”, e na companhia de um único amigo, um misterioso corvo falante, para dessa forma colocar de volta aos trilhos as histórias que embalam os sonhos de tantas crianças. Será que o jovem Tom conseguirá encontrar e ajudar os seus irmãos a completar suas histórias? E qual será o motivo que levou esse misterioso homem a se vingar da família Coração Leal? E será que esse homem também é responsável pelo desaparecimento do pai de Tom?

Então gente, não vou me estender muito senão vou acabar soltando spoilers, mas, só posso falar que eu adorei a leitura desse livro fofo. O fato de reescrever os contos de fadas não é mais novidade atualmente, temos muitas obras (livros, filmes, séries) nesse estilo, temos até resenha de uma trilogia incrível aqui no blog, chamada Saga Encantadas (deem uma olhada se não conhecem!). Porém, a imaginação e criatividade do Ian Beck em criar esses bastidores dos contos de fadas em minha opinião são incríveis, e bem originais também. Ele possui uma escrita bastante fluída, coisa que eu adorei, pois li esse livro em menos de 24 horas!

Então galerinha, este é o primeiro livro de uma trilogia, eu já tenho o segundo livro em mãos (aeeeew!) então já estou animado para começar a ler ele. Indico esse livro para quem está procurando uma leitura leve e com muita ação e comédia. Pois bem, se você já leu este livro, comente aqui o que achou dele! Tchau e a gente se vê nos comentários




18 comentários :

  1. Nossaa! Além da capa ser hiper fofa a história também é. No começo da resenha, quando foi citado "empresa de história" já fiquei meio chateada achando que o livro era realista, mas não. Adorei a premissa, parece ser super legal. Parabéns pela resenha ótima, bjs
    Blog Menina da Livraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È um livro muito fofo mesmo e bem legal.
      abraços. :D

      Excluir
  2. Que fofinho esse livro parece ser! Eu gosto bastante de livros relacionados a conto de fadas, e esse me agradou bastante, até a capa. Essa história de indústria onde são feitas as história me pareceu um elo entre realidade e fantasia, o que deve deixar a narrativa bem equilibrada, sem perder a magia. Gostei da resenha, Alisson! Quero ler sua opinião sobre o livro 2 também!

    Ah, e é claro que tinha que ser da Galera Record. Essa editora tem tanto livro bacana com a temática de conto de fadas...! Adoro.

    Beijos, A Rosa do Príncipe.

    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica você falou tudo sobre este livro, é realmente bem legal e não deixa de perder a magia, por os contos de fadas serem criados por uma empresa. A resenha do livro dois já está a caminho. Abraços. :D

      Excluir
  3. Olá,olá.
    Primeiramente necessito elogiar as fotos do post: Ficaram lindíssimas! :ng

    Sobre o livro, bem eu não conhecia (até agora). Achei a capa MARAVILHOSA, assim como a edição, parece estar linda. Amo livros que possuem gravuras! rs

    Com certeza é um livro que eu leria, já vai para a minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por elogiar as fotos! :D
      É realmente um livro mágico, e cheio de aventuras, espero que possa lê-lo um dia. Abraços. :D

      Excluir
  4. Olá Alisson!
    Tudo nesse livro chamou minha atenção! Parece ser muito bom e trama é muito interessante. Espero lê-lo em breve haha Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathy, espero que você realmente possa lê-lo, é muito fofo e cheio de aventuras (coisa que eu amo). Abraços! :D

      Excluir
  5. Gente adorei isso dos bastidores dos contos de fadas!! Tenho a impressão que além de aventura, envolve diversão na estória! Não sou a maior fã de fantasia, mas me encantei com Tom, ele é fofo *----*!
    Parabéns pela resenha, beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tom é um fofo mesmo, muito meigo e carinhoso, adorei ele. Realmente é um livro cheio de diversão!
      Abraços! :D

      Excluir
  6. Oi Alisson,

    Amo esse tipo de história, normalmente são tão fofas. Meu lado criança ainda existe no que se refere a contos de fadas.hahahah. Amei a resenha, e espero em breve a resenha do segundo livro.

    Beijos.

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, nossa eu também gosto bastante de livros assim, até para dá uma relaxada de livros mais complexos, ás vezes é bom ler algo assim. A resenha do segundo livro já está a caminho, abraços! :D

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro, mas me interessei por ele (principalmente pela capa!).
    Parabéns pela resenha.

    Abraços!

    Pedro Oliveira
    pedrimoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa mesmo, toda a edição para falar a verdade! Abraços. :D

      Excluir
  8. Oi Alisson!
    Adorei a capa desse livro! *-*
    Já li a trilogia Saga Encantadas e adoooreeeii! Gostei muito desse estilo de reescrever histórias de contos de fadas e acredito que irei gostar deste livro também!
    Colocarei na lista de desejos :D
    Obrigada pela ótima resenha! Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, realmente a Saga Encantadas é ótima, sendo esses livros do Tom uma coisa muito diferente, mas que também acaba sendo ótimos, espero que goste de ler mesmo!
      Abraços. :D

      Excluir
  9. Já tinha comentado sobre essa capa,que é LINDAAA!
    E que aventura hein? Amo o Gênero e parece e a história é bem legal mesmo. Melhor ainda saber que é uma trilogia.
    Parabéns pela resenha,muito boa!
    abraço

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é todo perfeito: capa, estória, personagens. Eu adorei!
      Abraços. :D

      Excluir