23 de dezembro de 2015

Crítica: Correr ou Morrer

Olá galerinha, tudo bem com vocês? Hoje vim aqui fazer mais uma resenha para vocês desse filme incrível baseado no livro do James Dashner (resenha aqui).

Maze Runner - Correr ou Morrer

DIREÇÃO: Wes Ball
GÊNERO: Ação, Ficção Científica, Aventura (114 min - 2D 3D)
INDICAÇÃO: + 14 anos
LANÇAMENTO: 18 de Setembro de 2014

Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas (Dylan O'Brien) é abandonado em uma comunidade isolada formada por garotos após toda sua memória ter sido apagada. Logo ele se vê preso em um labirinto, onde será preciso unir forças com outros jovens para que consiga escapar.

Resenha: Bom primeiro quero deixar bem claro que aqui vou falar do filme como filme, lá embaixo eu deixarei um pouco sobre a adaptação.

O filme já começa com tudo, um jovem preso em um elevador chamado Thomas que não sabe de nada, inclusive nem seu próprio nome. Chegando lá é recebido por vários garotos, em uma espécie de um local isolado da sociedade, chamado de A Clareira. Onde só garotos vivem e batalham por mais um dia de vida.


Mas a Clareira é rodeada por um imenso labirinto, que a descoberta da saída é o principal objetivo dos jovens. Antes da chegada de Thomas, tudo corria normalmente no local. Mas depois que ele chegou tudo começou a mudar, até uma garota chegou com um bilhete misterioso na mão e ela pronunciava apenas uma coisa, "Thomas".

As coisas não iam nada bem para o garoto recém chegado, mas agora pioraram e vários se viraram contra ele. Mesmo assim ele só tem uma coisa em mente, sair daquele lugar horrível junto com seus amigos.


Enfim gente não quero falar muita coisa para não estender o post e nem soltar spoilers. Mas o filme em si é maravilhoso, os efeitos especiais foram muito bem feitos e o filme me envolveu de uma forma impressionante. Assim como recomendei o livro eu recomendo o filme da mesma forma, vale muita a pena você assistir.

Como adaptação: Bom, na verdade eu achei uma boa adaptação sim! Claro que muitas coisas mudaram e se você parar mesmo para comparar os fatos você vai se decepcionar, e muito!

Mas gente vamos pensar que o filme é curto e o livro tem mais de 400 páginas e nem com macumba forte que ficaria igual. São necessários cortes e reescrituras de alguns fatos para que no final seja passado uma mensagem semelhante ao livro. De uma forma a mensagem foi quase a mesma do livro, mesmo faltando algo. Ainda assim eu indico para quem leu o livro, algumas coisas que ficaram confusas lá foram complementadas com esse filme, me dando assim um melhor entendimento de toda a trama. 


Enfim galerinha, fica ai minha dica de mais um ótimo filme. Mas claro que indico mais o livro. Recomendo que se você tem interesse no livro leia primeiro e depois assista. Mas se você não quer ler assista o filme que a mensagem é quase a mesma.

Nos vemos nos comentários galerinha, até a próxima.



18 comentários :

  1. Oii!
    Eu acabei assistindo o filme primeiro, mas ainda pretendo ler os livros sim! Acho a história de Mazze Runner bem interessante, mas estou bem curiosa pra saber como termina!
    O que eu mudaria no filme seria dar um pouquinho mais de destaque aos personagens e seus sentimentos ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verdade faltou um pouco de sentimentalismo no filme, mas nada muito relevante. Leia o livro, você vai adorar.

      Excluir
  2. Sempre quando lemos o livro e depois vemos a adaptação no cinema fica aquele gosto de "Hmm, falta algo". Mas como você disse, realmente não tem como fazer um roteiro perfeitamente igual ao livro, mas se está próximo já fica bom.
    Ainda não vi o filme (nem li o livro) mas morro de curiosidade. Acho que vou tirar um tempinho nessas férias para assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher tu ta esperando o que para conhecer esse mundo? kkkkk, sério assista, se você gostar de distopia você irá amar.

      Excluir
    2. Omi, eu amo distopia! :ng aushuas

      Excluir
  3. Ambos são ótimos! O livro que nos deixa super curiosa até a última página e o filme até o último minuto!
    Achei bem diferente como adaptação, ainda mais olhando mais além: já li os 3 livros e vi os 2 filmes. Mas ambos são ótimos mesmo! Super Recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Oiee! Gente, eu vi esse filme e fiquei louca da vida! Precisando urgentemente da continuação, mas ai recebi una trollada da vida e até hj não tive tempo pra assistir Prova de Fogo :/ mas verei! Assim que terminei o filme, fiquei alok pra ler o livro, mas coloquei outras leituras na frente...

    Eu amei o elenco (Kaya é amor sz), e fiquei chorosa com o final. Se o livro for melhor que o filme eu juro que n sei o que esperar.

    PS: vou aproveitar as férias pra ler e assistir. ;)

    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Davidson!
    Sou suspeita para falar de Maze Runner, pois amo! Achei o filme uma ótima adaptação apesar de algumas mudanças (normal). Concordo contigo! Adorei resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Cara,adoro esse filme. Não vejo a hora de ler os livros.
    Adoro os atores,a fotografia,história,personagens...enfim,é perfeito!
    Ótima Resenha!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Davidson! :)
    Acredita que apesar de ter lido os dois primeiros livros, assistindo ao segundo filme, eu nunca assisti esse (o primeiro)?
    Pois é, lerdeza da minha parte! Hahahaha
    Adorei a resenha e tenho que assistir logo!

    Abraços!

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Davidson,

    Eu também gostei do filme e concordo com você que foi uma boa adaptação, apesar dos limites que uma adaptação de livros impõe. Quero ver sua resenha a respeito do próximo filme |o|.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir