1 de novembro de 2015

Vamos falar de "modinha"?

Olá leitores, tudo bem? Hoje vim aqui falar de algo bem polêmico, L I V R O S M O D I N H A S.

Primeiramente já vou dizendo que se você tem aquela cara de pau de olhar um livro na livraria e dizer/pensar "Não vou comprar esse só porque tá todo mundo lendo" pode parar aqui e sair do blog, vá com Deus.



Agora vamos ao que interessa, um livro "modinha" (se bem que não gosto de tachar livros por isso) é aquele que está fazendo muito sucesso e que todo mundo está lendo. Isso é bom por que muitas vezes pessoas que nunca leram livros acabam se interessando e compram na livraria, olha só gente mais um leitor acaba de surgir ali. Mas o pior é que ainda vejo gente criticando nas redes sociais "Olha esse ai só lê modinhas" "Olha Fulano virou leitor depois de ler um livro modinha, assim não vale". Sabe o que eu penso sobre isso, parabéns aquele que começou a ler por um livro modinha, isso significa que talvez um dia o Brasil saia do lamentável índice de 04 livros por ano e você meu querido/minha querida que está criticando tal leitor, o que você anda lendo? Tá lendo direito meu bem? Por que acho que você não está pegando nada de interessante para você.

Agora outra coisa que vejo muito "ah não! É modinha, nem vou ler que é ruim". OMG mais um preconceito gerado aqui, como assim nem sabe do que se trata e é ruim? Leu pelo menos a sinopse meu filho? Não, então não critique um livro apenas por rótulos pregados pela sociedade hipócrita em que vivemos hoje. Uma coisa que eu não entendo em muitos leitores é o fato de aceitar a opinião do outro facilmente, um conselho de amigo leia pelo menos a sinopse e tire suas próprias conclusões. Aliás, cada um acha o que quer, um exemplo clássico de divergências em opiniões é dos livros do John Green. Quem aqui gosta de ACEDE? Muitos não gostam, e muitos assim como eu gostam, e ai vai acreditar em quem?


Muitos que acompanham o ig viram que eu postei uma foto pedindo que comentassem livros modinhas para desenvolver esse post, muitos comentários me chamaram a atenção, dentre eles:

"Nenhum livro para mim é "modinha" qualquer incentivo a leitura é válido."
Bom gente esse comentário me definiu totalmente e assim como eu disse, mais leitores estão surgindo graças aos livros "modinhas".

"Um livro modinha passa despercebido por mim... Não por ser ruim... Mas fica num nype muito grande..."
Pera, vou parar por aqui mesmo. Amigo que comentou isso, calma. Antes de fazer isso procure ler uma sinopse, uma resenha, tenho certeza que ai sim você poderá se interessar ou não pela leitura. (NÃO ESTOU TE CRITICANDO).


E agora os livros mais mencionados como modinhas na foto que postei.
A Culpa é das Estrelas: 14 comentários evidenciando isso;
A Seleção e 50 Tons de Cinza: 05 comentários;
Jogos Vorazes: 04 comentários;
E outros como Maze Runner, Game of Thrones, Percy Jackson, Harry Potter, Divergente, Crepúsculo, O Pequeno Princípe, Como Eu era antes de Você, Extraordinário, As Vantagens de ser Invisível, Não se apega não, Fangirl, ...

Agora cadê você classificador de livros e crítico sem argumentos para nos dizer que ACEDE não emociona, que Harry Potter, Percy Jackson e Katniss Everdeen não nos surpreenderam, que o Patrick não é engraçado, que o Grey não deixa muitas mulheres loucas, que o Auggie não é um vencedor, enfim venha aqui e nos diga que essas histórias são ruins e que nós lemos só pelo status que o livro tem. 
O que eu quero dizer? Nunca vão no que os outros dizem e procurem formar uma opinião própria de um livro antes de sair por ai falando dele.

Então meus caros leitores, não vão nessa de modinha, procure mais informações sobre o livro e leia, você estará fazendo o bem a si mesmo. Deixem a opinião de vocês nos comentários e me desculpem se eu exagerei.









0 comentários :

Postar um comentário