8 de outubro de 2015

#67 RESENHA DE LIVRO (O Demonologista)

Oi gente, tudo bem? Hoje vou resenhar para vocês esse livro incrível do autor Andrew Pyper lançado aqui no Brasil, em uma edição poderosíssima pela Darkside books, vamos lá!

TÍTULO: O Demonologista
PÁGINAS: 320
AUTOR: Andrew Pyper
EDITORA: Darkside Books


Sinopse: O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.

Resenha: David Ullman é um renomado professor quarentão de Inglês da Universidade de Columbia, em Manhattan, especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã, mas, que seu maior trabalho trata de estudar o livro de John Milton, intitulado Paraíso Perdido. Em processo de separação da sua mulher, pai de uma menina de aproximadamente 12 anos chamada Tess, e com uma relação bem próxima com sua colega de trabalho Elaine O’Brien, David Ullman recebe em um belo dia de trabalho uma visita de uma misteriosa mulher no seu escritório.
Após ser convidado para uma viagem com tudo pago para Veneza, para apenas comparecer a uma reunião até então enigmática, o professor decide levar de acompanhante a sua amada filha, para tentar tirar ela do clima de separação entre ele e a esposa, mas, a viagem não sai como planejada. Após chegar à cidade maravilhosa com sua filha, visitar todos os pontos turísticos de Veneza (bem escritos e citados pelo autor), Ullman se dá conta de que tudo não é uma simples viagem, e se vê indo a encontro da misteriosa reunião. Após chegar ao local indicado, o professor se vê em um prédio antigo e com a presença de uma única pessoa: um médico que fala a David que estava a sua espera, entrega-lhe uma câmera e o leva a um quarto. É ai que Ullman começa a presenciar atividades sobrenaturais, toda a ação do livro (e o terror também) começa a partir daí. 


Assim que David retorna ao hotel em que ele e sua filha ficaram hospedados, com uma revelação aterrorizante que teve no quarto do prédio, o professor se vê entregue a mistérios que até então desacreditava, mas, o mais surpreendente é quando a sua filha, Tess, some por entre os canais de Veneza, levando junto consigo a sanidade do seu pai. É ai que o professor terá que enfrentar tudo o que ele não acreditava lutar contra os seus demônios interiores e correr para tentar salvar a vida da sua filha. 
Não posso negar a vocês, comecei a ler esse livro com medo de ser apenas um plágio dos livros do Dan Brown, só que apesar de possuir várias caraterísticas dos livros dele, o autor se amarrou mais ao mistério do sobrenatural, mas, para quem gosta das aventuras de Robert, vai facilmente adorar esse livro.


O Demonologista possui essa mesma pegada de ir atrás de pistas, correr contra o tempo, desvendar textos antigos e o principal, lutar contra forças “obscuras”, que no caso desse livro do Andrew Pyper, o assunto é o demônio.
A escrita de Andrew é uma coisa a ser pautada. As descrições do autor sobre as cidades que o personagem percorre são tão bem descritas que nos fazem quase nos sentir andando pelas ruas de Veneza, e para dar mais confiança à história, o livro possui algumas citações da Bíblia, com muitas notas de rodapé, que vêm explicando de quais versículos bíblicos as passagens foram tiradas, como também várias informações sobre 'Paraíso Perdido'. Não posso negar a vocês que o livro possui umas partes bem aterrorizantes, que me fizeram até ter um medinho na hora de dormir.


Após ver várias resenhas negativas, tenho que ser sincero, o final do livro é muito vago, comparado ao que o autor propôs no começo e no decorrer do livro, porém é um livro bem misterioso e revelador. 
Agradeço muito por terem anexado ao fim do livro um pequeno resumo de ‘Paraíso perdido’ de Milton, explicando sobre a vida do autor, o enredo, como ocorreu a primeira edição da obra, entre outras coisinhas, o que torna a leitura do livro muito mais interessante. Então gente, era isso, eu gostei bastante da leitura desse livro, apesar do final não ter me agradado muito, mas, enfim... Alguém aqui já leu? Curtiram? Deixe aqui o seu ponto de vista sobre esse livro, até mais!








Um comentário :

  1. Acabei de ler esse livro essa semana.. e cara, é bem como você falou mesmo.. ele tem aquela pegada igual aos livros do Dan Brown, que eu adoooorooo... então eu fiquei naquele ritmo de quero terminar logo e ai quando terminei: broxei.. rsrs
    Do tipo: ACABOU?
    O livro é muito bom, a historia em si te envolve muito, mas eu espera mais do final.. ficou faltando muita coisa =\

    ResponderExcluir