26 de outubro de 2015

#70 RESENHA DE LIVRO (Legend)

Oi gente, tudo bem? Hoje vamos resenhar para vocês o primeiro livro da trilogia da autora Marie Lu, chamado Legend. Não sei se vocês perceberam, mas eu não resenhava uma sequencia desde Os Dragões de Éter do Raphael Draccon, não me perguntem o motivo (rsrs), porém, essa semana eu olhei para essa trilogia, ela olhou para mim, então falei: é hoje!

TÍTULO: Legend
PÁGINAS: 256
AUTORA: Marie Lu
EDITORA: Rocco

Sinopse: Trilogia distópica que vem conquistando os fãs de Jogos Vorazes e Divergente, a série Legend é ambientada na República, instalada numa região outrora conhecida como costa oeste dos Estados Unidos, e conta a história de June, uma garota de 15 anos nascida numa família de elite e que possui impressionantes habilidades militares, e Day, um garoto pobre considerado o criminoso mais procurado do país. Quando o irmão de June é assassinado, os caminhos desses dois jovens de origens distantes se cruzam, dando início a uma trama de forte conteúdo político e repleta de ação, reviravoltas e romance.

Resenha: Legend, o primeiro livro dessa trilogia, apresenta-nos um mundo futurístico pós-apocalíptico, onde existe uma sociedade nomeada República, outrora conhecida como Costa Oeste dos Estados Unidos, sendo que hoje essa nação vive em constante guerra com os seus vizinhos, chamados de Colônias.
June Iparis, uma adolescente de 15 anos, nascida em uma família da alta sociedade da República, considerada um prodígio militar, após alcançar a nota máxima num exame que define a vida das pessoas (tipo um ENEM do Brasil, só que bem mais severo), é designada para a melhor universidade da República, a Drake. Ela se torna assim a aluna mais obediente, entusiasmada e comprometida que o seu país já teve.
Nascido e crescido no lado pobre desse país, no setor das favelas, o setor Lake, temos Day, adolescente problemático que é simplesmente o criminoso mais procurado pelas forças armadas da República. Ele tem atormentado por anos a politica do país, porém para algumas pessoas as ações do garoto talvez não sejam tão mal-intencionadas assim.


Estando esses dois personagens vivendo em mundos tão diferentes, porém no mesmo país, o destino de June e Day talvez pudesse nunca se cruzar, até que eventos trágicos fazem que a vida dos dois tome a mesma estrada. O irmão de June, o capitão Metias, é assassinado e Day é o suspeito principal, é ai que esses dois personagens se veem encurralados em um jogo de gato e rato. Enquanto June tenta de todas as formas localizar e capturar o suposto assassino, Day tenta com todas as forças garantir a sobrevivência da sua família, principalmente a vida do seu irmão mais novo, Éden, que adquiriu uma doença apelidada de praga.
Após muita ação, Day e June acabam descobrindo que existe muita coisa por baixo da boa fachada que a República tenta demonstrar aos seus cidadãos. A adolescente June acaba descobrindo que a sua amada pátria não é tão segura quanto ela pensava ser e que ela talvez esteja atrás do responsável errado pela morte do irmão.
Tenho que admitir a vocês, meus queridos leitores, que eu comecei esse livro com medo de ser aquele velho plágio descarado dessas outras trilogias distópicas que temos no mercado, mas, tenho que falar que esse livro é totalmente original. Eu amei a ideia da Marie Lu de escrever sobre um futuro, que não é tão “futurístico” assim, sendo quase como um futuro real, vamos falar assim. Outra coisa que eu amei foi o livro ter sido contado pelo ponto de vista dos dois personagens, porque assim podemos ter mais ação na história uma visão mais ampla dos acontecimentos. Tenho que falar que eu amei a June: sua personalidade, inteligência e bravura me deixaram arrepiado. Adorei o Day também, apesar de achar em algumas partes suas narrações bem chatinhas.


Bom, é o primeiro livro de uma trilogia, eu já terminei e já fui olhando para o Prodigy (o segundo livro) que eu espero que seja tão bom, ou melhor, que esse. Legend é um livro cheio de ação, intrigas, mistérios e romance (apesar de eu ter achado que este último não foi bem trabalhado nesse primeiro livro). Então, se você curte distopias, dê uma chance a essa, não faça como eu que esperou muitos meses para ler esse livro incrível. E que venha mais ação nos outros volumes!









0 comentários :

Postar um comentário