2 de outubro de 2015

#64 RESENHA DE LIVRO (Condicional)

Bom, estou aqui para falar um pouco sobre Condicional, primeiro livro do nosso querido parceiro Paulo Sérgio Moraes, que, para resumir um pouco para vocês, me deixou simplesmente sem fôlego, desde os primeiros capítulos (esse é um livro surpreendente!).

TÍTULO: Condicional 
PÁGINAS: 197
AUTOR: Paulo Sérgio Moraes
EDITORA: All Print 


Sinopse: Estas são lembranças de um homem que não se pinta no papel de protagonista bom caráter, até que ele que foi surpreendido numa curva e isso mudou sua vida.Condicional narra sobre Lucas, um fotógrafo arrogante que se envolve com o marginal Jota. Lucas, que nunca imaginou se render à paixão, descobre o quão nocivo pode ser tomar decisões sem se importar com os riscos. 
Condicional é uma história intensa e de final surpreendente. Fala sobre a paixão que virou uma condenação.

Resenha: Cidade de São Paulo, no ano de 1997, após sair da sua formatura, Lucas, um rapaz que possui uma personalidade um tanto... Odiosa (vamos falar assim), com características um tanto narcisistas, ego enorme e um verdadeiro antirromântico, combina com Vitor e Cássio, que são um casal, e Thais, para festejarem a tão esperada formatura em uma boate. É ai que acontecimentos drásticos nessa noite irão mudar toda a vida dele e dos seus amigos.
Por ter estudado na mesma universidade e ter se envolvido com Vitor, Lucas possui muita raiva por o amigo estar vivendo um relacionamento que sempre sonhou. Cássio, o namorado de Vitor, um cara mais velho, também se sente assim em ralação a amizade de Vitor com Lucas, o que torna o clima nessa noite um tanto que pesado. Após saírem da boate, os quatro amigos decidem ir para casa, já um pouco alterados, o casal na frente, Cássio no volante, Vitor no banco do carona, Lucas e Thais no banco de trás. Após pararem em um semáforo, surge um cara de moto e anuncia um assalto, Cássio querendo proteger o namorado arranca com o carro e em uma curva fechada, acaba capotando.
Um acidente, uma vítima, o despertar de um relacionamento inesperado e um final surpreendente!


Após acordar no hospital e já se preocupar se algo teria acontecido com o seu belo rosto, Lucas recebe a visita inesperada do assaltante, que aos prantos fala que não pretendia fazer mal algum e que foi ele quem chamou o resgate. Lucas fica sabendo também que Cássio veio a óbito e que os seus outros dois amigos estão respirando, já que bem é um estado que Vitor irá demorar a ficar. E se vocês estão se perguntando se as emoções desse livro param por aqui, estão enganados, pois muitas revelações bombásticas acontecem ainda...
O mais surpreendente de tudo é descobrir que o nosso “amado” personagem principal começa a ter sentimentos mais fortes pelo jovem Jota, o assaltante, que não "pretendia" fazer mal a ele e seus amigos. Com seu jeitão de homem do crime, Jota começa a derreter o coração duro de Lucas, que vai se apaixonando pelo cara, e sim, é aqui que toda a loucura do livro começa. Até onde o amor deixa de ser um sentimento e se torna uma condenação, capaz de transformar uma pessoa?
Não irei me aprofundar ainda mais por medo de dá um spoiler, e eu quero que vocês possam um dia ler e comprovar o quanto esse livro é surpreendente, sério mesmo! Bom, falando um pouco sobre a ideia do autor de mesclar um tema considerado tabu, a homossexualidade, com outros temas: crime, drogas, questão do preconceito familiar, prostituição masculina, o amor bandido (risos), foi uma coisa que eu achei incrível, porque comparado a outros títulos que tratam desse gênero, Condicional aborda mais essas questões do que só a temática do preconceito em si, o que para mim foi ótimo porque já comecei a leitura com receio de ser aquela velha questão do personagem ir lutar contra preconceitos.


A escrita do nosso parceiro Paulo Sérgio Moraes é outro quesito que temos que abordar aqui, ela é bem fluida e muito bem elaborada, com umas partes muito explícitas e até excitantes, então para aqueles menores de dezoito, não aconselho a leitura deste livro. Porém, para os +18 e que não têm problemas com esse tipo de texto, eu aconselho bastante, até porque você pode abrir mais os seus horizontes sobre esse tema.
Bom só para finalizar, eu tenho que agradecer pelo voto de confiança da parceria e falar que o FINAL DESSE LIVRO, meus queridos leitores, não é normal de SURPREENDENTE, tipo, eu tenho mania de tentar adivinhar o final dos livros que eu leio, porém, esse foi um "tapa na minha cara", porque eu não esperava esse final. Só uma coisa a dizer: LEIAM, porque é perfeito, eu favorizei o livro no Skoob e queria poder dar mais de 5 estrelas!







0 comentários :

Postar um comentário