26 de setembro de 2015

#61 RESENHA DE LIVRO (Sob Encomenda: Contos)

Oi galerinha, tudo bem? Hoje vamos resenhar para vocês esse livro linda da nossa querida parceira Alana Regina, intitulado Sob Encomenda: Contos. 

TÍTULO: Sob Encomenda: Contos
PÁGINAS: 101
AUTORA: Alana Regina
EDITORA: Perse


Sinopse: Uma literatura desamarrada, livre. É isso que, acima de tudo, rege o Sob Encomenda – Contos. Deleguei aos leitores a autoria da obra. Eles, através de e-mail, encomendaram-me histórias. Eu escolhi o modo de narração e agora entrego aos meus clientes suas encomendas.
Minha intenção foi abrir as portas da criação literária e dar voz ao público leitor e às personagens que ele quer ver registradas na literatura brasileira. Trata-se de uma obra sem restrições ao extremo. Conto encomendado, conto entregue.

Resenha: Após ter sido chamado para uma parceria valiosíssima com a autora Alana Regina, eu fiquei muito curioso sobre o seu livro, intitulado “Sob Encomenda – Contos”, quando ela me passou a ideia de que ela escreveu contos que outras pessoas pediram, eu fiquei mais interessado ainda, então vamos lá falar um pouco mais sobre esse livro lindo.
Aqui, são nos apresentados dezenove contos que tratam de diversos casos: uma mãe, uma carta, uma vendedora de abraços, um bêbado, um pai, a solidão, entre outros. Cada conto gira em torno de um tema chave que foi escolhido por pessoas em geral, mas, como foi esse pedido? Através de e-mail, as pessoas falaram quais seriam os personagens envolvidos, o espaço em que estariam e qual seria o conflito da narrativa. De posse desses requisitos, nossa querida parceira conseguiu escrever contos emocionantes, marcantes e até engraçados. Só posso falar que é uma ideia bem legal!


Não irei falar de todos os contos em si, para deixar vocês com aquela curiosidade básica, porém, vou falar um pouco dos que mais me chamaram a atenção. O conto “Terceto”, que foi encomendado pela Érica Omena, gira em torno de um casal de meninas que tem o seu namoro interrompido pela mãe de uma delas, esse conto foi um dos que mais me chamou a atenção, tanto pelo fato de ser um conto homossexual, que por mais triste que pareça ainda é tratado como tabu, quanto pelo fato de que foi escrito de uma forma muito envolvente, tem um desenrolar emocionante e um desfecho muito lindo, um trecho desse conto:

“Contra ditadores não há argumentos. Para amor, muito menos. É difícil a tarefa de precisar explicar a um terceiro o porquê de seu amor existir e fazê-lo importante aos olhos dos outros. Amor é mar, só faz sentido para quem mergulhou. Quem vê de fora vai achar perigoso, frio demais, quente demais, violento ou manso. Só sabe de amor quem apanhou das ondas e saiu molhado. Era muito difícil, então.” – pag. 44.

Uau né?! Com esse trechinho já da pra perceber o quão linda é a escrita da Alana. Por ser um livro pequeno e de contos curtinhos, alguns com menos de duas páginas, a leitura se torna muito rápida e fluida, porém, os contos são bem marcantes, coisa que eu amei.


Outro conto que me marcou de forma bem legal foi o “No meio do caminho”, um conto simples que fala sobre o amor, porém ele foi escrito de uma forma tão linda e mágica que fiz varias marcações perfeitas nele:

“Eu sempre soube que o amor seria capaz de transformar qualquer estrada cheia de obstáculos numa estrada cheia de presentes. Só ao seu lado ter que pular sobre pedras ficou divertido como saltar entre nuvens.” – pag. 35.

Como eu falei o livro possui dezenove contos, alguns pequenos outros mais compridos, porém cada um com a sua particularidade o que torna a leitura desse livro muito legal. Gostaria de agradecer muito pelo voto de confiança e pelo pedido de parceria da Alana, e falar que eu amei o seu livro, só não amei mais porque eu queria fazer parte dos contos (cara de triste), mas, quem sabe em um segundo volume, não é?! Já estou pensando aqui o que irei encomendar!!!

Se você se interessa por livros diferentes, com uma escrita emocionante, tenho certeza que amará Sob Encomenda – Contos, porque esse livro é de leitores para leitores, então busquem ler, é uma experiência valiosa, e vamos encomendar!!!








0 comentários :

Postar um comentário