7 de setembro de 2015

#55 RESENHA DE LIVRO (A Formatura)

Oi galerinha, tudo bem?
Vamos para a resenha do último livro da trilogia O Teste. Primeiro não é sempre que eu leio uma trilogia em 15 dias, para começo de conversa eu critiquei um pouco a trilogia "clichê de Jogos Vorazes", pois sou um tributo de sangue e me incomodou um pouco, mas usei essas  semelhanças das trilogias para o bem e acabei lendo feito um louco e terminando rápido, a leitura vale muito a pena e a escrita ajuda muito, pois tem um ritmo impressionante, enfim leiam essa trilogia.

TÍTULO: A Formatura
PÁGINAS: 320
AUTORA: Joelle Charbonneau
EDITORA: Única (GENTE)


Resenha O Teste ll Resenha Estudo Independente


Sinopse: O futuro foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser preparar para chegar às última consequências - se for preciso.

Resenha: Como disse nas resenhas passadas o livro/a trilogia se passa em torno de um país em revitalização após uma guerra cruel e massacrante, para que essa revitalização ocorra eles fazem um tipo de seleção com os melhores alunos para torná-los líderes. O problema é essa seleção que se chama Teste que usa meios cruéis e violentos para a selecionar tais alunos, onde o fracasso não é perdoado e sim castigado com a morte. Surge então aquela dúvida como que eles estão matando de novo se querem "revitalizar" o país, ai que entra Cia que se lembra de como foi seu Teste e quer que isso acabe para que não haja morte de mais pessoas inocentes.
Mais uma vez Cia vai contra o conselho de seu pai de não confiar em ninguém, pois será necessário a ajuda de outras pessoas. Agora ela tem um estágio no gabinete da presidenta Collindar que pelas suas ações Cia deduz que ela também quer acabar com o Teste cedendo assim algumas informações importantes (lembranças do Teste) à presidenta. Com isso Collindar acaba bolando um plano para acabar com o Teste de vez e para isso é necessário da liderança e coragem da jovem Cia.
Só que também por trás dos planos de Cia há rebeldes que também querem acabar com o Teste, só que como alicerce eles usarão violência, agora Cia se vê lutando contra seus próprios instintos para decidir o que fazer, em quem confiar e como causar o menor número de mortes possíveis.



A Formatura não podia ser melhor, final impressionante que fechou todas as conexões abertas durante o decorrer dos livros anteriores. Um livro onde a morte já pode ser tratada como algo comum, algo esperado para a maioria dos personagens, mas a maioria das mortes tem um significado e causa um grande impacto na pequena Cia. Outro ponto importante são os conflitos internos que acontece com a protagonista, pois ela veio de uma família simples com preceitos bons e bem definidos e agora terá que enfrentá-los e até mesmo desrespeitá-los, mas o mais impressionante é como ela sempre lida com as situações de uma forma que não prejudique ninguém, em algumas partes confesso que fiquei tão perdido nos pensamentos de Cia quanto ela mesma.



Recomendo esses livros aos amantes de Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner e outras distopias, apesar de ter criticado a trilogia no início falando que tinha semelhanças demais com Jogos Vorazes eu confesso que gostei da mesma forma que gostei de Jogos Vorazes, mas deixo minha crítica aberta creio que alguns pontos são semelhantes até demais, mas nada que te atrapalhe na leitura. 
Agora vamos a uma dedução minha HAVERÁ MAIS HISTÓRIAS SOBRE CIA, sério eu prevejo isso, aquele final me deu um gostinho de uma continuação ou até quem sabe uma história extra. Enfim espero que tenham gostado da resenha e que tenha saído poucos spoilers kkk, mas tipo resenha de sequências querendo ou não sai uns spoilers, mas...









0 comentários :

Postar um comentário