12 de agosto de 2015

#44 RESENHA DE LIVRO (Extraordinário)

Eai LVI'S (Leitores Viciados Incuráveis), meu chamo Ana e sou a mais nova colunista do blog UHUU. Para estrear com o pé direito e força total, vim  aqui resenhar para vocês um livro que toda pessoa deveria ler, mesmo aquelas que não gostam de leitura, pois além de ser uma escrita simples é uma história fascinante e recheada de amor. Espero que gostem.

TÍTULO: Extraordinário
PÁGINAS: 320
AUTORA: R. J. Palacio
EDITORA: Intrínseca
                                       
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: Qual seria a sua reação ao ver uma pessoa com uma melancia na cabeça? Ou então, com roupas feitas de carne, igual a Lady Gaga? Das duas, uma: Você iria morrer de rir ou bater uma selfie. 
No entanto, não é bem assim que as pessoas reagem ao ver August Pullman.
Auggie (como é chamado por ser seu apelido) é um garoto de dez anos, que nasceu com uma síndrome genética chamada Disostose Bucomaxilofacial, que, traduzindo para você entender melhor, trata-se de uma condição hereditária que causa defeitos faciais e por isso teve que passar por diversas cirurgias e complicações médicas. Devido a esta síndrome ele nunca frequentou uma escola de verdade e foi educado em casa, pela mãe. Mas as coisas começam a mudar quando seu pai tem a iniciativa de propor que frequente a escola, afinal, ele está prestes a começar o quinto ano. Mas o grande problema é que ser um aluno novo já é complicado e torna-se ainda mais quando se tem um rosto incomum. A história é narrada sob vários pontos de vista, o que torna-a ainda mais realista, pois não trata-se apenas da síndrome de Auggie ,mas também, em como isso afeta cada um dos personagens, revelando os conflitos e alegrias de quem convive com isso.
        

Vi e ouvi vários comentários sobre esse livro, alguns elogiando-o e outros, claro, criticando-o. Por isso, na primeira oportunidade que tive, quebrei o porquinho e comprei o livro. Cheguei em casa e logo comecei a ler. As exatas 8 horas de leitura, terminei o livro. Não direi que é uma obra impactante ou surpreendente, mas também não serei estupida a ponto de dizer que não é admirável. Traz muitos ensinamentos e perspectivas sobre o preconceito, que infelizmente ainda existe, de quem julga alguém não pelo o que ela é e sim, pelo que aparenta ser.


O livro Extraordinário, lançado em 2013 e escrito pela autora R.J Palacio, elabora uma narrativa sob o ponto de vista de uma criança que está ciente sobre seu rosto ser estranho e diferente das outras pessoas, mas que mesmo assim, consegue, através da gentileza, fazer com que seu rosto não se torne um obstáculo em sua vida. Sendo o primeiro livro da autora, já está na lista dos mais vendidos do jornal ''The New York Times'' e a adaptação cinematográfica de Extraordinário já foi confirmada. O elenco ainda não foi confirmado, mas isso é o de menos, não é mesmo?! Afinal, o importante é que o filme será lançado e muitos leitores, assim como eu, estarão aguardando ansiosamente por isso. 
Aprovadíssimo e mega recomendo! 
Hora do exercício: deixe seu comentário! 



                                                                    



Um comentário :