21 de agosto de 2015

#49 RESENHA DE LIVRO (O Teste)

Oi galerinha, hoje vim resenhar mais um livro espetacular para vocês, o livro O Teste primeiro volume da trilogia O Teste escrita pela Joelle Charbonneau. Espero que gostem.

TÍTULO: O Teste
PÁGINAS: 320
AUTORA: Joelle Charbonneau
EDITORA: Única 

Sinopse: No dia de formatura de Malencia (Cia) Vale, e dos jovens da colônia de Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar - e esperar - é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela United Commonwealth que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo mas existe pouca informação a respeito desta seleção. Mas então ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada sobre o seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. 
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender? 

Resenha: Já vi muitos comentários e até eu mesmo comentei com o pessoal do blog "Cara isso é uma cópia de Jogos Vorazes e Divergente", confesso que o início é bem maçante mesmo, mas não abandonem a leitura por favor. Assim como algumas distopias aqui temos um mundo devastado por uma guerra e uma nação forte que batalha para reconstruir, tendo meio que uma capital que governa e as colônias que fornecem os recursos necessários, pensa na mesma ideia de Panem e os distritos doa Jogos Vorazes (por isso que eu disse que meio que copiou pois a ideia é a mesma).


Malencia uma jovem de 16 anos, tem quatro irmãos, reside na colônia Cinco Lagos que é uma das menores. Nesse ano é a formatura digamos assim dos alunos do ensino médio e é quando os melhores são selecionados para o teste, que é um processo seletivo para a universidade, como se fosse um vestibular aqui para nós. Cia é uma jovem de inteligência única e espetacular, e torce muito para ser selecionada assim como seu pai fora um dia, pois ela está se esforçando muito para isso. Porém já faz 10 anos que ninguém de sua colônia vai para o teste e isso se repete mais uma vez deixando a garota triste e decepcionada.
Porém um dia após a formatura acontece algo inesperado que acaba selecionando 04 dos melhores alunos de Cinco Lagos para o teste, dentre estes Cia. Mas a grande questão é como que é esse teste? Será uma simples prova? Ou tem mais?
Após algumas conversas com seu pai que se formou na universidade logo, ele também passou pelo teste e diz para Malencia algumas coisas que a deixam confusa e apreenssiva para o início do teste, agora ela partirá para a cidade grande e deixará sua família e seus amigos, será esse o último adeus?


Bom galerinha fiquei muito confuso na hora de resenhar esse livro, por que fiquei com medo de spoilers, espero que não tenha saído nenhum pela culatra.
Mas enfim não vão achando que é mais uma cópia de Jogos Vorazes por que não é, eu pensei assim e quebrei a cara literalmente, confesso que o começo é bem parecido mas depois você se surpreende de como a autora descreve as cenas que dá até calafrios, pois ela descreve as fases de uma forma tão real que tem momentos que chegam a doer de verdade. Aqui também o tema abordado em si é bem diferente, pois eles querem apenas selecionar os melhores para contribuir com o futuro daquela sociedade e não matar por diversão (igual THG).
Um livro que me fez rir, chorar, ficar com raiva, ficar com pena, enfim um livro maravilhoso que me conquistou muito da página 30 até o final. Super recomendo aos amantes de distopia, aos leitores que gostam de uma aventura com uma pitada de romance, a quem gosta de livros que envolvem política e a todos que gostam de ler qualquer gênero literário.


Sobre a edição vou logo dizendo que a minha é econômica, por que sou daqueles que gosta de ter muitos livros e a normal estava o dobro do valor, mas essa edição econômica está bem bonitinha pelo menos as páginas são amareladas, mas para quem tiver a chance comprem a edição normal que além de ser melhor, ela vem com os marcadores (e para quem tiver os marcadores só me avisar que receberei com o maior carinho). A escrita da autora também é impressionante, a cada capítulo ela deixa um breve mistério no final que te obriga a ler mais um só para descobrir, enfim morrendo de amores por esse livro e não vejo a hora de terminar o segundo e o terceiro.
Alguém já leu? Se sim deixe sua opinião aqui nos comentários e se não deixe também um comentário dizendo se tem ou não vontade de ler e o que espera desse livro.




0 comentários :

Postar um comentário