21 de agosto de 2015

Metas e Hábitos Literários

Então leitores, Davidson, Ana e eu estávamos uma bela noite conversando sobre leituras, conversa vai conversa vem acabamos chegando ao assunto: Metas literárias. E foi aí que resolvi fazer esse post falando um pouco mais sobre isso, espero que gostem! 

Acho que todo leitor já ouviu essa frase: “Nossa, queria ter tempo para ler tanto assim como você” ou essa outra que é bem comum para mim, pelo menos: “Uaau, queria conseguir ler esse tanto de livros que você lê!”. Só posso falar a vocês que não é nenhum super poder e também não é uma coisa de louco, trata-se de algo bem simples chamado: metas e hábitos literários. 

Antigamente, há uns cinco anos atrás, eu começava a entrar no mundo da leitura. O primeiro livro que eu realmente li foi A Marca de Uma Lágrima do Pedro Bandeira, e tenho que confessar para vocês que demorei quase um mês para ler um livro de 128 páginas (não gosto nem de lembrar esse tempo). Enfim, de uns anos para cá, fui começando a me aprofundar mais na leitura, até que um belo dia, navegando pela internet, vi uma matéria sobre “metas literárias” em um blog, comecei a ler e achei muito interessante, porém nunca resolvi colocar em prática. 

Já na universidade, com a correria de aulas, provas, seminários, elaboração de projetos, mais trabalhos, e aquela loucura toda de universitário, eu parei e pensei: “Alisson, você não pode parar de ler seus livros, porém, também não pode deixar os afazeres da universidade de lado... e agora quem irá me socorrer?” Foi aí que eu me lembrei da milagrosa matéria sobre as metas literárias, e aí que surgiu a luz no meu túnel.


Então vou falar para vocês como eu cumpro as minhas metas literárias. No começo da correria da vida de universitário, eu pegava um livro e falava: hoje eu tenho duas horas do dia livre, então em duas horas tentarei ler 50 páginas desse livro. Continuei nesse ritmo até que as coisas na universidade se acalmassem e eu tivesse mais tempo para me dedicar à leitura, e foi uma coisa que deu muito certo, porque eu fui conseguindo ter tempo para tudo, inclusive para ler. 

Hoje, eu faço metas literárias para qualquer livro, leio 100 páginas por dia, se o livro for realmente bom e eu não tiver nenhum afazer, eu continuo até acabar o livro. Metas literárias são ótimas para aquelas pessoas que têm muitas tarefas mas que não querem abandonar o hábito de ler, dá pra se organizar direitinho e ter tempo para tudo: ler, assistir um bom filme, acompanhar aquela série, curtir o namorado(a), entre outras coisinhas rsrs.


Outra coisa que venho fazendo desde o ano passado é estabelecer uma “meta literária anual”. Ano passado tentei fechar 55 livros lidos no ano todo, infelizmente só consegui ler 53 (quase consegui). Esse ano de 2015 comecei o ano com a meta de ler 60 livros, quando cheguei ao começo de Agosto mudei a meta para 80 livros, porque eu já tinha alcançado a meta dos 60 livros lidos. Ah sim, e se você está se perguntando como eu sei tudo isso, é porque eu faço anotações de TUDO, tenho uma agenda e possuo o hábito de sempre anotar o dia que comecei a ler o livro e o dia em que terminei de lê-lo e anoto qual foi a sua numeração. Organização vem de berço aqui em casa! 

Então é isso galerinha, não sei se vocês também são adeptos a essas metas, já ouvi muitos leitores falarem que não gostam desse tipo de coisa, eu, porém amo e super me dou bem. Se vocês tem hábitos literários legais, falem aqui um pouco deles!









0 comentários :

Postar um comentário