30 de julho de 2015

#37 RESENHA DE LIVRO (O Farol do Porto da Paz)

Oi galerinha, tudo bem? Hoje vim aqui resenhar para vocês esse livro incrível da nossa parceira Kelly Cortez, então vamos lá...


TÍTULO: O Farol do Porto da Paz
PÁGINAS: 464
AUTORA: Kelly Cortez
EDITORA: Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse: O Farol do Porto da Paz - Toninho e sua família moram diante de um belo cenário litorâneo brasileiro: o Farol de Touros, no Rio Grande do Norte. Diante dele, a família Paiva vive momentos angustiantes e marcantes inesquecíveis para o menino doce e sonhador. Mesmo contra as aspirações do pai, que pertencia à Marinha e desejava o mesmo futuro para o filho Toninho parte do litoral nordestino para ser um grande correspondente internacional.
Já formado, Tonny Paiva cobre os primeiros ataques no Iraque como um reconhecido profissional. Ao se deparar com inúmeros acontecimentos em meio à guerra, o audacioso jornalista revê seus conceitos e relembra de sua infância, o que impactará em suas atuais decisões.

Resenha: Em o Farol do Porto da Paz, nossa parceira Kelly Cortez nos apresenta uma história muito emocionante. Aqui, vamos conhecer a história da família Paiva, uma família muito tradicional, daquelas em que a mãe é para cozinhar, passar e lavar; os filhos são para estudar e serem alguém na vida; e o pai é o manda-chuva da casa.
Roberto e Mônica Paiva tiveram quatro filhos: Marcos, filho mais velho e extremamente hiperativo; Marta, segunda mais velha e a única filha mulher; Toninho, terceiro filho do casal, muito inteligente e esforçado; e Alexandre, o filho mais novo do casal e o mais sensível. Eles moravam em um lugar paradisíaco, uma praia em frente ao mar, tendo tudo para ser uma família muito feliz, se não fosse pela autoridade e brutalidade do pai dentro de casa. De palmadas a cicatrizes, Roberto deixava nos filhos, usando isso como principal motivo para que eles um dia fossem gente na vida.
E foi nesse meio familiar perturbado que os irmãos cresceram, cultivando sonhos que o pai nunca sonharia. Marta é a primeira a seguir sua vida de adulta, Marcos, depois de desiludir os pais com seu jeito de moleque, também consegue seguir o seu sonho, assim como Toninho, que consegue realizar o sonho de entrar para a universidade de jornalismo. 


Morando e trabalhando em Londres, Toninho agora prefere ser conhecido como Tonny Paiva, tornando-se um homem egoísta, não evidenciando mais qualquer traço daquele sorriso encantador do Toninho de antigamente, aquele garoto para ele morreu. Ele recebe uma ótima proposta para ir trabalhar cobrindo os primeiros ataques no Iraque, porém ele nunca havia trabalhado com reportagens desse tipo, mas como iniciante na carreira de jornalista, a proposta era muito boa e iria ajudar muito no currículo dele. Então ele toma a decisão de sair de Londres e ir para o Iraque, para aquele trabalho que como planejado deveria durar apenas algumas semanas, mas quando chega ao Iraque, um decorrer de reviravoltas acontecem e Tonny Paiva iria aprender adequadas verdades sobre a vida.
A escrita da Kelly em O Farol do Porto da Paz é extremamente rica em detalhes, ela consegue trabalhar muito bem cada história dos personagens, sem se amarrar em apenas um, o que é maravilhoso, porque você acaba conhecendo mais sobre cada pessoa que rodeia a vida do personagem principal desse livro. É também preciso destacar a parte do Iraque, fiquei me perguntando se a Kelly teria ido para lá para escrever esse livro, pelo simples fato de que a narrativa dela faz o leitor imaginar-se dentro do cenário (é fascinante!). 


Eu adorei a leitura desse livro, recomendo muito para quem já tem um gosto por leituras mais densas, para aqueles que gostam de livros no estilo de ‘A Cidade do Sol’ e o ‘Caçador de Pipas’ do Khaled Hosseini é uma ótima opção.
Para finalizar, gostaria de agradecer a Kelly Cortez e dar os parabéns pelo livro maravilhoso que ela escreveu, muito sucesso para essa grande escritora! Se você curte esse tipo de livro, com certeza irá adorar O Farol do Porto da Paz. Ah, e lembrando que está tendo um sorteio de um exemplar dele no nosso IG @meninoliterario, então corre lá e participa! 





0 comentários :

Postar um comentário